«Diogo Jota era o capitão daquela grande equipa, foi muito duro perdê-lo»
O Canadá joga esta sexta-feira em Bucareste, frente à Roménia, numa partida de caráter particular que levou Stephen Eustáquio a recordar um momento marcante na carreira: a estreia pela Seleção de sub-21 de Portugal.
Aconteceu a 10 de novembro de 2017, precisamente em solo romeno. Na altura, o agora internacional canadiano partilhava o balneário das Quinas com uma geração de luxo, que contava com nomes como Rúben Dias, João Félix, Rafael Leão e... Diogo Jota.
«Não jogámos mesmo em Bucareste, mas foi na Roménia e empatámos, 1-1. Lembro que tínhamos grandes jogadores. O Rúben, o Leão, o Félix e o Diogo, que, salvo erro, era o nosso capitão. Era uma grande equipa, dava prazer jogar ali», começou por lembrar Eustáquio, saudoso desses tempos.
«Perder o Diogo foi muito duro. É daquelas notícias que ninguém quer receber. Estava de férias, faltam dois ou três dias para acabarem. Foi uma espécie de alerta, a lembrar que coisas más podem acontecer a qualquer pessoa. Temos de aproveitar a vida. O Diogo não fez nada de mal, foi um acontecimento muito infeliz. Mas as memórias permanecem connosco e ele era uma pessoa incrível. Um jogador incrível, também, mas isso não é o mais importante», enalteceu o médio do FC Porto, que tem na família a grande inspiração.
«A vida é bonita e muito especial. A minha filha é a melhor coisa que me aconteceu. Nasceu num momento delicado da minha vida. Eu e o meu irmão [Mauro Eustáquio] perdemos os nossos pais no espaço de um ano. As pessoas dizem que eles já não estão aqui, mas estão. Fisicamente, podem não estar, mas continuam comigo, ao meu lado. A minha filha e a minha namorada — em breve esposa — são o melhor que me aconteceu», afirma Stephen.
«As coisas estão a correr bem e sinto que estou a dar passos seguros. Tenho tentado aproveitar bem a vida, em que já não sou eu a única coisa que importa. A perspetiva muda e, ao mesmo tempo, num plano oposto, o meu antigo colega de equipa [Diogo Jota] faleceu. Infelizmente, a vida pode ser curta e temos de aproveitar todos os momentos», remata o jogador, numa mensagem inspiradora.