Despedida em beleza de João Monteiro do Dakar
João Monteiro (Can-Am) venceu este sábado a 13.ª e última etapa da 48.ª edição do rali Dakar, na categoria de SSV, que se realizou na Arábia Saudita. Após ter gasto 55.09 minutos para cumprir os 105 kms cronometrados em redor de Yanbu e dessa forma derrotar o sueco Johan Kristofferson (Polaris), multicampeão mundial de rallycross, por 14 segundos! O argentino Jeremias Ferioli (Can-Am) fechou o pódio, com mais 20 segundo do que o piloto português.
This victory belongs to the whole team 💪🤩#Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/VU7ugtsqeP
— DAKAR RALLY (@dakar) January 17, 2026
João Monteiro é o 13.º piloto luso a triunfar numa etapa do Dakar, depois de Duarte Gomes (1997) nos automóveis, Carlos Sousa (por seis vezes), Ricardo Leal dos Santos (uma vitória, em 2012), João Ferreira (quatro vitórias), Ricardo Porém (uma vitória em 2023), Gonçalo Guerreiro (uma vitórias nos SSV este ano, na segunda etapa) e, agora, João Monteiro, que faz dupla com o navegador Nuno Morais.
Let us introduce the 2026 Dakar winners! 👑#Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/C0lTl7JFzG
— DAKAR RALLY (@dakar) January 17, 2026
Nas motas, o recordistas é Hélder Rodrigues, com nove triunfos. Ruben Faria tem quatro e Paulo Gonçalves três. Seguem-se Paulo Marques, Bernardo Vilar e Joaquim Rodrigues Jr., com uma vitória cada.
Na categoria Challenge, para veículos ligeiros (buggies), Pedro Gonçalves (Taurus) terminou no 11.º lugar da geral, com Rui Carneiro (MMP) no 18.º posto final, após uma prova recheada de problemas.