Desde que perdeu a Bola de Ouro, rendimento de Vini Jr. caiu para metade
28 de outubro de 2024. A France Football entregou a Bola de Ouro a Rodri, tendo Vinícius Júnior ficado no 2.º lugar, uma cerimónia à qual toda a comitiva do Real Madrid faltou ao alegadamente saber que o seu jogador não seria o premiado. No rescaldo da cerimónia, uma publicação de Vini no X ficou viral.
«Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados», escreveu o brasileiro. Em 2023/24, Vini fez 24 golos e nove assistências em 39 jogos pelo Real Madrid, época em que ganhou a Champions e a LaLiga. Mas perdeu para o médio espanhol, vencedor do Euro e da Premier League.
Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.
— Vini Jr. (@vinijr) October 28, 2024
No entanto, Vinícius não voltou à forma dessa época. Aliás, até regrediu — é a conclusão de um levantamento feito pelos espanhóis da Cadena Cope, que compararam vários parâmetros do jogo do avançado, entre a época 2023/24 e o período desde então.
Começando pelo mais importante, os golos, Vinícius passou de marcar, em média, uma vez a cada dois jogos para o fazer uma vez a cada quatro encontros, uma quebra de 50% de rendimento. Outro fator importante: se na época do 2.º lugar da Bola de Ouro os golos de Vini resultaram diretamente em 20 pontos ganhos para o Real Madrid, desde então Vini ganhou diretamente apenas oito pontos para a equipa com os seus tentos.
Depois, tenta menos 25% dos dribles, continuando a acertar metade dos que faz, e também desceu nas tentativas de cruzamento, que reduziram em 20%. O único aspeto em que mantém rendimento é nas assistências: uma a cada três jogos.
Note-se que esta análise mais recente coincide com a chegada de Mbappé ao Bernabéu. E desde então, o francês tem sido a maior fonte de golos dos merengues, com 78 no total na última época e meia.
No entanto, os marcadores relevantes indicam a tal quebra de rendimento em 50% por parte de Vinícius. Números que o jogador, como escreve a Cadena Cope, terá de melhorar se não quer que aquela noite de 28 de outubro de 2024 seja o mais próximo que alguma vez estará da Bola de Ouro.