Isak a celebrar mais um golo pelo Newcastle
Alexander Isak representou o Newcastle durante três épocas (Imago) - Foto: IMAGO

Depois da polémica, Isak despede-se do Newcastle: «Escrevemos história juntos»

Avançado sueco forçou a saída dos 'magpies' e acabou por assinar pelo Liverpool, a troco de 144 milhões de euros, tornando-se na transferência mais cara da história da Premier League

Com o fim da novela que marcou o verão em Inglaterra, Alexander Isak deixou uma mensagem de despedida sentida aos adeptos do Newcastle, depois da transferência para o Liverpool, por 144 milhões de euros - um recorde da Premier League - ter sido oficializada no fecho do mercado.

O avançado sueco, de 25 anos, recorreu às redes sociais para agradecer à cidade, aos companheiros e aos adeptos pelos três anos vividos em St. James’ Park: «Quero expressar a minha gratidão aos meus colegas de equipa, ao staff e, acima de tudo, à cidade de Newcastle e a todos os adeptos incríveis pelos três anos inesquecíveis que partilhámos juntos.»

«Juntos escrevemos história e trouxemos o clube para o lugar que realmente merece. Foi uma honra fazer parte desta caminhada, desde alcançar a Liga dos Campeões até conquistar o primeiro troféu em mais de 70 anos. Eternamente grato. Obrigado, Newcastle», escreveu o internacional sueco.

Isak chegou aos magpies em 2022, oriundo da Real Sociedad, por 70 milhões de euros. Na temporada passada, apontou 27 golos em 42 jogos e foi protagonista da conquista da Taça da Liga Inglesa em março, frente ao próprio Liverpool, colocando fim a sete décadas de jejum de títulos domésticos.

Apesar desse sucesso, a relação entre jogador e clube deteriorou-se no verão. Isak ficou de fora da pré-época com o Newcastle, oficialmente devido a uma lesão muscular, mas nos bastidores admitia querer sair. O sueco chegou mesmo a treinar à parte na Real Sociedad, enquanto o Liverpool via uma primeira proposta rejeitada.

Em julho, Isak publicou uma declaração em que falava de «promessas quebradas» e sublinhava que a sua «relação com o clube não podia continuar». O Newcastle reagiu de imediato, negando qualquer compromisso de saída. O impasse manteve-se até ao fecho da janela, quando as partes acabaram por chegar a acordo para a mudança para Anfield.

Com a saída confirmada, os magpies limitaram-se a anunciar o negócio com um curto comunicado de 37 palavras, contrastando com a emoção da mensagem deixada pelo jogador que, em Liverpool, inicia agora um novo capítulo na carreira.

Sugestão de vídeo