Del Toro 'indomável' vence 2.ª etapa e lidera Tour Down Under
Estreia auspiciosa do jovem mexicano Isaac Del Toro no WorldTour! O reforço da equipa UAE Emirates para as próximas três temporadas venceu a segunda etapa do Tour Down Under, na Austrália, esta quarta-feira, entre Norwood a Lobethal, na distância de 141,6 quilómetros, surpreendendo o pelotão com um ataque fulminante no último quilómetro.
Del Toro, de apenas 20 anos, vencedor do Tour de l'Avenir em 2023 (Volta a França do Futuro) isolou-se e não mais foi alcançado até à meta, que cruzou à frente do duo da Israel-Premier Tech, Corbin Strong e Stephen Williams. Com a vitória, o companheiro de equipa de António Morgado nesta corrida, conquista a camisola laranja, símbolo de líder da classificação geral.
With 1km to go Isaac del Toro makes a final attack, and takes out the Men’s efex Stage 2 for UAE Team Emirates 🥇@efex_IT | @Santosltd | #TourDownUnder
— Santos Tour Down Under 🚴🚴♀️ (@tourdownunder) January 17, 2024
📺 Stream the race now on 7plus: https://t.co/k2Exq3FDwl pic.twitter.com/LwZYq1NCcS
«Não sei o que dizer, é muito para mim. Sonhava ganhar uma etapa e tenho sempre tentado o meu melhor, mas ganhar é incrível», disse Del Toro, que ficou sem palavras depois de cruzar a linha de chegada. «Estou tão feliz, estou tão cansado, mas estou a adorar cada momento. O último quilómetro foi muito difícil, mas tentei terminar o trabalho», refere o mexicano.
«A subida final foi uma loucura, então tentei alcançar Narvaez e Plapp, mas acabei ficar para trás. A minha última oportunidade foi aquele pequeno topo no final e apenas tentei finalizar o trabalho e aproveitar», explicou Isaac de Toro.
Ruben Guerreiro (Movistar) foi sétimo na etapa e Morgado (UAE Emirates) 18.º, e ocupam, respetivamente, o 15.º e 20.º lugares na geral, ambos a 11 segundos do novo líder.