Memphis Grizzlies e Orlando Magic encontraram-se na O2 Arena, em Londres - Foto: IMAGO

«Deixem a Gronelândia em paz»: hino dos EUA em Londres interrompido por protesto

Momento aconteceu antes do jogo da NBA entre Memphis Grizzlies e Orlando Magic

As crescentes tensões políticas entre a Europa e os Estados Unidos chegaram este domingo ao palco desportivo, durante um jogo da NBA disputado em Londres, quando um protesto vindo das bancadas interrompeu o hino norte-americano.

Antes do encontro entre os Memphis Grizzlies e os Orlando Magic, na O2 Arena, a cantora Vanessa Williams interpretava o Star-Spangled Banner quando um espetador gritou: «Leave Greenland alone (Deixem a Gronelândia em paz)». A intervenção foi recebida com aplausos e manifestações de apoio por parte de vários setores do público presente.

O incidente surge numa semana marcada pelo agravamento do discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Europa e ao território dinamarquês. Trump ameaçou impor tarifas de 25% a vários países europeus, incluindo o Reino Unido, caso os EUA não sejam autorizados a comprar a Gronelândia.

No sábado, o presidente norte-americano reforçou a ameaça, anunciando uma tarifa de 10% sobre países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia a partir de 1 de fevereiro, que poderá subir para 25% a partir de 1 de junho.

O protesto durante o jogo da NBA mostra, assim, o clima de crescente fricção entre Europa e EUA, mostrando que o descontentamento europeu face às ameaças de Washington já chegou também aos grandes eventos desportivos.