Rafa Silva, jogador do Besiktas desde o verão de 2024
Rafa Silva, jogador do Besiktas desde o verão de 2024 - Foto: IMAGO

Da reforma ao preço da saída: as reuniões entre Rafa e o Besiktas

De acordo com a imprensa turca, o internacional luso e o presidente das águias negras, Serdar Adali, já terão reunido três vezes nas últimas semanas. Adeptos do clube turco lutam pela permanência com movimento que está a viralizar nas redes sociais

O braço de ferro entre Rafa Silva e o Besiktas continua. De acordo com o jornal turco Fanatik, o internacional luso reuniu com um presidente do clube, Serdal Adali, pela terceira vez em poucas semanas. O internacional luso terá reiterado o desejo de pendurar as botas.

O dirigente turco terá salientado os compromissos contratuais do avançado e levantado o véu sobre o valor de uma eventual saída: «Disseste que estavas em baixo, mas o teu agente começou a falar connosco sobre dinheiro. Tu não queres deixar o futebol, queres deixar o clube. Tens contrato connosco por mais um ano e meio. Se trouxeres 15 milhões de euros, podes sair», terá dito.

De acprdo com a imprensa turca, a Rafa Silva já teria revelado a intenção de pendurar as botas depois do duelo contra o Konyaspor (2-0), a 22 de outubro e pedido a primeira reunião com Adali, que respondeu negativamente: «Como é que pode ser? Construímos a equipa à tua volta. Falamos de novo no final da época.»

A segunda reunião entre Rafa e Adali terá decorrido na na antecâmara da receção ao Fenerbahçe (2-3), já depois do avançado de 32 anos não ter sido utilizado na deslocação ao Kasimpasa, a 26 de outubro. O dirigente terá pedido para que o ex-Benfica jogar no dérbi de Istambul. O repto foi aceite pelo jogador luso, apesar do reforço da intenção de deixar o futebol.

O Besiktas revelou em comunicado publicado na quinta-feira que Rafa solicitou uma licença para se reunir com a família e o agente, até sábado, dia em que vai revelar o futuro em conferência de imprensa, em que também vão participar Sergen Yalcin e Serdal Adali. O internacional luso não marcou presença no treino de ginásio efetuado pelo Besiktas na manhã desta sexta-feira.

Rafa está insatisfeito no Besiktas e, de acordo com a imprensa local, terá mesmo recusado a voltar vestir a camisola do clube turco, caso Sergen Yalcin continuasse ao leme da equipa. O Benfica está a acompanhar o conflito entre o avançado e as águias negras com o maior interesse e admite o regresso em circunstâncias especiais.

O avançado agrada à estrutura encarnada, mas as águias estão na expectativa e não iniciaram quaisquer contactos formais. Rafa representou o Benfica entre 2016 e 2024, tendo conquistado três Ligas.

A possibilidade da saída de Rafa não agrada aos adeptos do Besiktas, que já iniciaram um movimento nas redes sociais para apelar à permanência da estrela da equipa. A hashtag «Estamos contigo Rafa» já foi utilizada por milhares de utilizadores, que inundaram também os perfis do agente e de familiares do avançado de 32 anos com mensagens de carinho e força.

Rafa registou 38 contribuições para golo em 65 jogos disputados ao serviço do Besiktas, desde que rumou ao clube no verão de 2024.