Da barba de Kokçu a Samuel Soares: tudo o que disse o treinador do Benfica
— De que forma conseguiu o Benfica contrariar a organização do Boavista e estratégia defensiva?
- Com bom posicionamento, com boa dinâmica na circulação da bola, com paciência, porque só assim é que podíamos desmontar. Foi equipa bem organizada, que não nos deu muito espaço e nós tínhamos de ter essa capacidade, de estarmos tranquilos no jogo e de ter a paciência certa para criarmos as nossas oportunidades. Acho que fizemos uma boa primeira parte, o mais importante e o objetivo era vencer, conquistar os três pontos. Conseguimos juntar uma boa exibição, sobretudo a primeira parte, onde criámos imensas oportunidades e o resultado deixa-nos satisfeitos. Quero também realçar a fantástica exibição do guarda-redes do Boavista.
— Fez seis alterações na equipa.
— Temos de entender qual o melhor onze e a melhor estratégia para cada momento. Temos um grupo muito unido e vimo-lo hoje. Acertámos no onze, fizemos alterações que tínhamos de fazer e aquilo que confirma a união que existe na equipa é que dos cinco jogadores que entraram, pelo menos três entraram com uma vontade muito grande de ajudar a equipa. Digo três porque foram dos jogadores que entraram que normalmente têm jogado mais. E depois aproveitámos para meter também o Nuno Félix e estrear o Diogo Prioste.
— Fez muitas alterações no onze e teve de recorrer ao banco para encontrar aquela, como já disse, mentalidade assassina para decidir os encontros. Não é um risco mudar a equipa em jogos, por exemplo, como o próximo, que é a eliminar? Se não tiver mentalidade assassina no próximo jogo, é um risco enorme e pode ficar pelo caminho?
— A nossa vida é um risco. Sempre que entramos em campo, vamos em busca do resultado. O que é arriscar? Nós já mudamos e fizemos um bom resultado no Santa Clara e tivemos um bom resultado hoje. Temos de entender o que é melhor para cada momento. Por isso, o objetivo é vencer jogos e não perder nenhum jogador. Fizemos isso na perfeição. Eu sei que fui eu que usei o termo de mentalidade assassina, mas hoje criámos imensas oportunidades e há uma mão cheia de defesas ou de grandes defesas do guarda-redes adversário.
— Falando precisamente nessas muitas oportunidades que o Benfica criou, fica preocupado com tantas oportunidades desperdiçadas?
— Fiquei muito feliz pela exibição porque a única coisa que vi foi o número de oportunidades. Temos várias, o Belotti, que fez o primeiro golo, tem dois ou três apontamentos muito bons. Há uma entrada e um movimento muito bom e a bola vai ao poste. O próprio Zeki [Amdouni] tem um movimento muito bom, o Bruma aparece duas vezes isolado frente ao guarda-redes. Enfim, são bolas que vão na direção da baliza e é uma fantástica exibição do guarda-redes. O Akturkoglu também, por isso o Pavlidis entrou e fez mais um golo. Acho que esta exibição e as oportunidades que criámos, assim como o número de remates na direção da baliza e a exibição do guarda-redes, são o que mais importa realçar.
— A decisão de colocar Samuel Soares na baliza foi já uma preparação para a Taça de Portugal?
— Sim, foi dar algum tempo de jogo ao Samuel e dar também a oportunidade ao Trubin, que tem feito um trabalho fantástico, de ter um jogo para recuperar, para sair também desta sequência de jogos constantes. A Taça de Portugal é a competição em que o Samuel tem jogado, vai jogar o próximo jogo.
— Que significou aquele gesto quando substituiu Kokçu?
— Ele tem 24 anos, mas é um miúdo fantástico, tem aquela barba que o faz parecer mais velho e carrancudo, mas não é. E é importante que as pessoas percebam o que ele é, como jogador já viram, mas como homem anda um pouco escondido. Ele está muito feliz com o que está a fazer e nós estamos muito felizes com ele.
— Dahl fez uma grande exibição. Como tem sido trabalhar com ele? É cedo para falar na opção de compra do passe?
— É cedo. Estamos muito satisfeitos com os quatro reforços de inverno e também com os miúdos que se vão estreando na equipa principal. Hoje, além do Samuel, o Belotti fez um bom jogo, o Bruma fez também um bom jogo, por isso estamos muito satisfeitos. E ele é uma agradável surpresa porque já mostrou que pode jogar em várias posições e pode ter várias tarefas, quer ofensivas, quer defensivas, e isso deixa-nos muito satisfeitos porque nos permite jogar de diversas maneiras.