Enrique Cerezo, presidente do Atlético Madrid
Enrique Cerezo, presidente do Atlético Madrid

Comissão Europeia aprova aquisição do Atlético Madrid por parte de fundo norte-americano

Organismo divulgou comunicado esta terça-feira

A Comissão Europeia anunciou que foi aprovada a operação na qual o fundo de investimento norte-americano Apollo se tornará o acionista maioritário do Atlético Madrid.

«A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo dos regulamentos de fusão (Merger Regulation), a aquisição por parte da Apollo Capital Management, dos Estados Unidos, do Club Atlético de Madrid S.A.D.», pode ler-se na nota oficial. O organismo acrescenta ainda ter aprovado a transação após constatar que a mesma «não coloca problemas de competências, uma vez que as empresas não estão ativas nos mesmos mercados».

O acordo alcançado entre a Apollo e Miguel Ángel Gil, conselheiro delegado, Enrique Cerezo, presidente do clube, e Quantum Pacific Group e Ares Management, principais acionistas, foi anunciado em novembro de 2025. O mapa de acionistas dos colchoneros, antes deste acordo, estava dominado pela sociedade Atlético HoldCo (formada pelas ações de Miguel Ángel Gil Marín e Enrique Cerezo), à qual se juntou o fundo norte-americano Ares (mediante a ampliação de capital em 2021, com cerca de 33,96% dessa sociedade), pelo que era a acionista maioritária, com 70,47% dos títulos, enquanto a Quantum Pacific Group, do milionário israelita Idan Ofer, contava com 27,84% das ações do Atlético Madrid.

Além do investimento no Atlético Madrid, a Apollo Sports Capital (ASC) investiu também no Open de Madrid e no Open de Miami em ténis, entre outros investimentos.