Clube da segunda divisão mexicana compra SAD do Chaves
O Club Atlético La Paz, atualmente na segunda divisão mexicana, anunciou esta quarta-feira a aquisição de 80% da SAD do Desportivo de Chaves, histórico emblema transmontano que milita na II Liga portuguesa.
Em comunicado, o clube mexicano destacou tratar-se de «um feito histórico para o desporto mexicano», ao tornar-se o primeiro grupo empresarial do país a comprar um clube profissional em Portugal. A operação, segundo a Agência Lusa, envolve a maioria do capital até agora detida por Francisco José Carvalho, filho do presidente Francisco Carvalho.
«O Desportivo de Chaves junta-se a um projeto que integra culturas, mercados e paixões numa mesma visão. Respeitamos a sua história e os seus adeptos, colocando à disposição a nossa experiência empresarial, o nosso modelo de formação e a determinação em construir projetos sustentáveis», sublinhou o Atlético La Paz.
O clube transmontano, que mantém 10% da SAD, esclareceu que renunciou ao direito de preferência por «falta de capacidade financeira», decisão tomada a 15 de setembro. Ainda assim, garantiu que, com os novos acionistas, o objetivo passa por «dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Família Carvalho, unindo esforços para o crescimento e sustentabilidade do clube».
Nos últimos 12 anos, sob a liderança de Francisco José Carvalho, a SAD flaviense alcançou duas subidas à I Liga (2015/16 e 2021/22).
O comunicado do Desportivo de Chaves acrescenta ainda que o acordo prevê um investimento até quatro milhões de euros no Estádio Municipal, a realizar após eventual subida à I Liga e mediante a concessão da infraestrutura ao clube por 50 anos. «A partir de amanhã, com a entrada dos novos acionistas, o Clube passará a caminhar lado a lado com a Família Carvalho e com um grupo empresarial mexicano, consolidando uma parceria que visa assegurar o futuro, a estabilidade e a ambição do Grupo Desportivo de Chaves», lê-se na nota oficial.