Kika Veselko é a líder do ranking do CS. WSL

Cinco portugueses na luta pelo sonho na Califórnia

Surfistas lusos entram em ação na terceira etapa do circuito Challenger Series que dá acesso ao circuito mundial do próximo ano. Kika Veselko é a líder do ranking

Francisca Veselko, atual líder do ranking feminino no circuito Challenger Series 2025, onde estão em jogo as vagas para o circuito mundial do próximo ano é a primeira dos cinco surfistas portugueses que estão nos Estado Unidos a entrar em ação.

Kika está logo no heat inaugural da prova feminina, onde irá medir forças com a costarriquenha Leilani McGonagle, a peruana Daniella Rosas e a alemã Noah Klapp.

Yolanda Hopkins (3.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª) ficaram isentas da primeira ronda e vão enfrentar no heat 5 a australiana India Robinson, e, na sexta bateria, a brasileira Sophia Medina, respetivamente. Ambas irão competir também frente a duas surfistas vindas da ronda inaugural do Huntington Beach, na Califórnia.

Em masculinos, Frederico Morais (36.º do ranking) vai enfrentar os sul-africanos Adin Masencamp e Thomas Lindhorst e o australiano Dakoda Walters no heat 7 e Afonso Antunes (62.º) entra na segunda bateria frente ao sul-africano Connor Slijpen, ao norte-americano Kolohe Andino e ao australiano Tully Wylie.

O circuito Challenger Series (CS), que dá acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), tem cinco etapas, uma das quais na Ericeira, de 29 de setembro a 5 de outubro e, em jogo estão 10 vagas masculinas e sete femininas para o Championship Tour (CT) de 2026, onde vai haver um alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas, mantendo-se inalterados os 32 lugares no circuito masculino.