Cathro desejou boa sorte ao Santa Clara… e reparos à Liga
O Estoril entra em campo este sábado, pela 2.ª jornada da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, mas Ian Cathro já projeta mais à frente, nomeadamente as duas jornadas seguintes, cuja calendarização mereceu um comentário da sua parte.
«Quero dizer publicamente e em voz alta: boa sorte para o SC Braga e para o Santa Clara porque é muito importante para estas duas equipas, que fizeram épocas excelentes na época passada e quero muito vê-las jogar as competições europeias», começou por desejar o escocês, junto da imprensa.
Após os elogios… um reparo, dirigido à Liga. «Estou sempre a defender a qualidade do futebol português, às vezes é mais fácil, por vezes é mais difícil. Hoje é um bocado mais difícil porque também gostava mesmo muito de saber quando vamos jogar o nosso jogo da 3.ª jornada, pois neste momento não sei», afirmou, aludindo ao embate frente ao Santa Clara, pelo qual já terá sido proposto um adiamento que cria desconforto junto dos canarinhos.
A questão prende-se precisamente no facto de os açorianos poderem disputar, nessa altura, nova eliminatória da Conference League e o encontro ante o Estoril eventualmente ser reagendado para a pausa para as seleções nacionais, ideia que o conjunto da Linha de Cascais considera impossível de executar pois, nesse período, poderá estar privado de opções como Turk, Israelov, Marqués, Yanis Begraoui, Rafik Guitane, Lominadze, Boma ou Fabrício e, como tal, muito limitado nas escolhas.
«Foi proposto, foi falada a ideia de jogar na paragem da data FIFA, o que é impossível porque nós temos jogadores que estar nas suas seleções e eu não também não vou estar, porque prometi levar a minha filha à Euro Disney, para estar com o Mickey Mouse. Não vamos jogar se não tivermos os nossos jogadores, não posso lá estar porque é uma data FIFA. Os jogos não andam por aí, não há datas», insiste Ian Cathro, que estende as suas dúvidas para a jornada que imediatamente se segue.
«Gostava de saber onde vamos jogar o nosso jogo da 4.ª jornada pois neste momento também não faço a mínima ideia sobre onde vamos jogar com o Tondela. Difícil para quem quer mesmo muito defender a qualidade do futebol português, não é? Sobre a qualidade do campeonato só tenho coisas boas a dizer, quando temos momentos assim, que não me parecem tão bem feitos, infelizmente tenho de o dizer porque isto não faz sentido nenhum», conclui, em tom crítico.
Sugestão de vídeo: