Homenagem dos apoiantes do Ajax a um adepto falecido tornou-se num espetáculo de pirotecnia. Foto: IMAGO
Homenagem dos apoiantes do Ajax a um adepto falecido tornou-se num espetáculo de pirotecnia. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Castigos pesados e porta fechada: Eredivisie reage ao caos no Ajax-Groningen

Encontro foi suspenso aos seis minutos, devido ao lançamento de engenhos pirotécnicos por parte dos apoiantes da turma de Amesterdão

O jogo entre Ajax e Groningen, interrompido este domingo devido ao uso massivo de fogo de artifício por parte dos apoiantes da turma de Amesterdão, será retomado na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 13h30 (hora de Lisboa), mas à porta fechada, anunciou a Eredivisie, que revelou ainda a abertura de uma investigação disciplinar para apurar responsabilidades.

A partida da 14.ª jornada do campeonato foi inicialmente suspensa ao sexto minuto, quando uma enorme explosão de pirotecnia junto à baliza do Ajax obrigou o árbitro a parar o encontro. Após a tentativa de reatamento, novos engenhos foram lançados e o jogo acabou suspenso definitivamente, por não estarem reunidas as condições de segurança para os intervenientes.

A direção da liga neerlandesa reagiu de imediato, lamentando a situação e prometendo castigos pesados para os culpados: «O jogo entre Ajax e Groningen foi definitivamente cancelado. Não é possível garantir a segurança dos jogadores e de todas as outras pessoas que têm de trabalhar dentro e fora do campo. Compreendemos perfeitamente a desilusão da grande maioria dos adeptos bem-intencionados do Ajax e dos adeptos do Groningen que viajaram connosco.»

«Aqueles que fazem isto não estão lá pelo jogo ou pelo futebol. É claro que isto tem consequências. Por exemplo, aqueles que lançarem fogos de artifício receberão uma multa de 450€ e uma proibição de entrar nos estádios por um período de 18 a 60 meses. Mas é especialmente triste para aqueles que apoiam o seu clube, os verdadeiros adeptos», pode ler-se na nota oficial.

Enquanto o processo disciplinar avança, o Ajax-Groningen terá de ser concluído sem público, numa atmosfera forçosamente marcada pelos acontecimentos deste domingo.