Jogo acabou suspenso com apenas cinco minutos no marcador

Caos em Amesterdão: explosão de pirotecnia suspende jogo do Ajax (vídeo)

Partida entre Ajax e Groningen foi suspenso aos cinco minutos de jogo, depois de claque do Ajax ter lançado fogo de artifício em homenagem a um adepto falecido

O encontro entre Ajax e Groningen ficou marcado por um início caótico e acabou suspenso aos cinco minutos, devido à impressionante quantidade de fogo de artifício lançado pela claque do Ajax, denominada F Side, em homenagem a um adepto falecido, que morreu num acidente de viação, a 19 de novembro, com 29 anos de idade.

A homenagem destinava-se a Thijmen, um jovem apoiante do clube cuja memória foi evocada através de um grande espetáculo pirotécnico atrás da baliza defendida por Vitezslav Jaros. Antes mesmo do pontapé de saída, já tinha sido exibida uma faixa em tributo ao adepto, mas o momento tornou-se muito mais intenso – e polémico – quando a claque decidiu acender e lançar uma vasta quantidade de fogo de artifício.

A dimensão do fumo e do barulho foi tal que o árbitro Bas Nijhuis não teve alternativa senão mandar as equipas regressar aos balneários, sobretudo depois de alguns engenhos terem caído diretamente no relvado. Na Johan Cruijff Arena, muitos adeptos reagiram com assobios, mostrando clara reprovação pela ação da claque. Enquanto a partida continuava interrompida, novos engenhos continuaram a ser acesos, agravando ainda mais o cenário.

Mais tarde, após 43 minutos de interrupção, as equipas voltaram ao relvado e o árbitro deu indicação para se retomar a partida. Contudo, este recomeço durou apenas... 20 segundos. Os apoiantes da turma de Amesterdão voltaram a atirar engenhos para o tapete verde e a partida voltou a ser suspensa.

Sem condições para se jogar futebol, o encontro foi suspenso de vez.