Cascais e Belém colados na frente
Belenenses e Cascais partilham a liderança da Divisão de Honra Top-10 (58 pontos) ao vencerem a Agronomia (13-23) e CDUL (18-20), respetivamente. Duas vitórias forasteiras que dão uma nova configuração à tabela classificativa quando faltam duas jornadas para o fim da fase regular e se começa a traçar quais as duas equipas a beneficiarem de isenção do play-off e garantirem o acesso direto às meias-finais da divisão maior râguebi português.
Na Tapada da Ajuda, em Lisboa, o XV do Belém destronou os agrónomos da liderança (56 pts). Manuel Cardoso Pinto obteve um ensaio madrugador para a Agronomia, mas dois toques de meta nos últimos minutos do primeiro tempo, o segundo, na bola de jogo (Tomás Sequeira), quando jogavam em vantagem numérica, colocou os azuis na frente do marcador (7-14) antes do intervalo, vantagem gerida e aumentada para 10 pontos de diferença nos segundos quarenta minutos.
No encerramento da jornada, o Cascais alcançou uma preciosa vitória frente aos universitários (10-17 ao intervalo), num jogo em que os postes ganharam um inesperado protagonismo. Depois de duas penalidades concretizadas para cada uma das equipas com a “ajuda” da barra horizontal (CDUL) e vertical (Cascais), uma penalidade (pontapé de Jorge Abecassis) a beneficiar o CDUL (em vantagem numérica) nos instantes finais viria a beijar o ferro (se concretizada, daria a igualdade no marcador).
Como nota, Francisco Serra, árbitro do Agronomia-Belém fez de árbitro auxiliar no CDUL-Cascais, jogo arbitrado por Pedro Mendes Silva, auxiliar no embate entre agrónomos e azuis do Restelo.
O Benfica, 6.º, venceu o São Miguel (20-28) e aproveitou o desaire do CDUL (5.º) para ficar a um ponto de distância (44 pontos). A Académica foi à Lousã arrancar 4 preciosos pontos (triunfo por 9-16) e adia a sentença sobre qual a equipa a ser despromovida ao campeonato nacional Primeira Divisão.