Altercação entre McDaniels e Jokic
Altercação entre McDaniels e Jokic

Caos de perto: Jokic lançou-se sobre McDaniels para proteger 'regra' da NBA

Nikola Jokić perdeu a cabeça quando Jaden McDaniels marcou um cesto a 1.3 segundos do fim, levando Minnesota a uma vantagem de +16 contra os Nuggets Denver, e os Wolves assumiram a liderança na série por 3-1. O sérvio tentou confrontar fisicamente o adversário, interpretando o seu gesto como uma falta de respeito.

Os Denver Nuggets perderam contra os Minnesota Timberwolves no quarto jogo da primeira ronda dos playoffs da NBA, com os Wolves a assumirem uma vantagem de 3-1 na série, e Nikola Jokić perdeu a cabeça.

O que irritiu exatamente Jokic? O facto de McDaniels, mesmo com a vitória dos Timberwolves já assegurada, ter marcado um cesto a 1.3 segundos do fim, elevando a vantagem de Minnesota para +16. O incidente ocorreu quando o jogo já estava decidido e as equipas se preparavam para os cumprimentos finais. McDaniels aproveitou a ausência de defesa para marcar uma bandeja, gesto que enfureceu o poste sérvio dos Nuggets.

Jokic quis quis defender uma 'regra de honra' não escrita na NBA - que nestas situações já não se marca - e procurou fisicamente o adversário.

O extremo dos Minnesota agarrou o poste sérvio pela camisola, mas Jokic, com 2,11 metros de altura, continuou a avançar na direção de McDaniels, apesar de ter ambas as mãos nos seus ombros. Rudy Gobert e outros jogadores intervieram rapidamente, afastando a tempo o furioso Jokic do adversário.

Após vários minutos de paragem e da revisão das imagens, os árbitros decidiram expulsar Jokic com uma dupla falta técnica. Julius Randle, dos Wolves, também foi expulso por participação ativa na altercação.

Após o encontro, os protagonistas deram as suas versões do sucedido. Nikola Jokic foi direto ao assunto e disse não estar arrependido: «Ele marcou quando já tínhamos parado de jogar, vocês viram», afirmou o jogador dos Nuggets.

Por sua vez, McDaniels, sorridente com a vitória que aproxima a sua equipa das meias-finais da Conferência Oeste, justificou a sua ação. «O relógio ainda estava a contar, por isso vou marcar», declarou. Questionado sobre o que Jokic lhe disse, respondeu: «Para ser honesto, não sei o que ele disse. Apenas vi alguém que era enorme».

A atitude de McDaniels também mereceu críticas por parte do treinador dos Nuggets, David Adelman. «Não gostei do que o McDaniels fez. O jogo tinha acabado... em 2026 este tipo de coisas já não acontece, isso é algo que ocorria nos anos 80, quando as equipas continuavam a marcar, mas ele é assim», lamentou o técnico na conferência de imprensa.

Tabela da NBA

Vídeo: Ela é de Denver, adora Jokić e segue-o de perto: Tatiana revela tudo sobre a vida de Nikola no Colorado ao Sportal!