A equipa de andebol do FC Porto - Foto: IMAGO
A equipa de andebol do FC Porto - Foto: IMAGO

Cancelamento do jogo do FC Porto causa confusão e polémica

Marítimo viajou este sábado de manhã de Lisboa para o Funchal para apanhar novo voo para o Porto, onde tinha jogo marcado para as 15h. Águas Santas e insulares discutem última vaga para o Grupo A. Mário Santos, diretor do FC Porto, diz que não tem datas disponíveis

A não realização do jogo entre FC Porto e Marítimo, a contar para a 21.ª e penúltima jornada da fase regular do campeonato nacional de andebol, está a causar mal estar no Águas Santas.

Aparentemente, os maiatos não teriam nada a ver com o caso, mas a realidade é diferente, uma vez que insulares e o clube da Maia se encontram a discutir a última vaga de acesso ao Grupo A, que contará com os quatro primeiros classificados desta fase, e do qual sairá o campeão Nacional.

Ora, neste momento, o Águas Santas ocupa o quarto lugar, com 49 pontos, após o triunfo desta tarde frente ao Belenenses, e defronta na última ronda o líder Sporting, ainda invicto, mas, mesmo em caso de derrota, somará mais um ponto (50).

Já o Marítimo (5.º) tem 44 pontos e dois jogos para fazer (FC Porto e Belenenses) podendo, em caso de vitória em ambos, somar seis pontos e, dessa forma, igualar os pontos dos rivais (50). E, nesse caso, o confronto direto ditaria a passagem dos madeirenses.

O Marítimo alegou que não conseguiu viajar para o Porto por questões logísticas que teriam de ver com o voo do Funchal, mas o facto de ter previsto voar na manhã deste sábado de Lisboa para a Madeira e regressar também esta manhã ao Porto, não é fácil de explicar.

Manuel Cruz, presidente do Águas Santas, não quis alongar-se e foi parco, mas assertivo, nas palavras.

«Os regulamentos da Federação são para ser cumpridos. Os jogos ganham-se dentro dos pavilhões como temos feito até hoje e o Águas Santas, e os seus patrocinadores, estão atentos a possíveis jogos de bastidores.»

O Marítimo publicou um comunicado no seu site onde pode ler-se: « A decisão deve-se às condições meteorológicas adversas registadas no Aeroporto da Madeira, no regresso da equipa verde-rubra após o encontro frente ao Vitória SC, realizado no passado dia 25 de fevereiro. Os constrangimentos logísticos daí resultantes impossibilitaram a realização de nova deslocação para defrontar os azuis e brancos na data inicialmente prevista.»

A equipa do Marítimo estava em Lisboa na quinta-feira, depois de ter defrontado o Vitória de Guimarães no dia anterior, e, segundo A BOLA apurou, quando estava prestes a chegar ao Funchal teve de regressar ao continente, porque não conseguiu aterrar e só teria voo de regresso à Madeira neste sábado de manhã, dia do jogo no Dragão Arena.

Por isso, decidiram viajar este sábado e tentar apanhar de imediato um novo voo do Funchal para o Porto. Porém, quando chegaram ao Funchal, o voo para o continente já teria saído. Curiosamente, o regresso a casa dos madeirenses estava também previsto para esta noite.

Os protocolos com o governo regional para suportar os custos das viagens terão pesado na decisão dos insulares que, ainda assim, poderão arriscar uma derrota por 15-0, se a Federação de Andebol de Portugal (FAP) considerar falta de comparência.

Mas esta decisão não deixou apenas o Águas Santas alerta, pode também revelar-se um problema para o FC Porto.

Mário Santos, diretor geral das modalidades

«Fui informado pelo Marítimo que apenas hoje, sábado, ia viajar para a Madeira para tentar, igualmente hoje, voar para o Porto. Esta manhã disseram-nos que por questões relacionadas com os voos, não conseguiram embarcar no voo previsto para regressar ao Porto», explicou a A BOLA, o diretor das modalidades azuis e brancas, Mário Santos.

Com um calendário bastante apertado, não parece viável ao responsável do FC Porto encontrar nova data. «Muito difícil, porque temos jogos internacionais e estamos a falar de quatro jogos em oito dias, com viagens pelo meio. Não vejo como será possível encontrar uma data», sustenta.

O FC Porto joga na próxima terça-feira para as competições europeias, em casa, com o Granollers, e, no sábado, desloca-se à Luz para enfrentar o Benfica, dois dias antes de viajar para a Dinamarca, numa viagem de oito horas, onde joga na terça-feira frente ao Skandeborg, antes de, no sábado seguinte, se deslocar a Avanca.