Campeão Mundial de boxe, Oleksandr Usyk vai tentar a sorte no futebol em Lisboa
Lenda Mundial nos ringues de boxe, o invicto campeão de pesos pesados Oleksandr Usyk vai procurar alcançar sucesso semelhante no mundo do futebol, em Lisboa, já na próxima semana.
A lenda ucraniana do boxe junta-se à equipa World Legends para o Legends Charity Game, que será disputado no Estádio José Alvalade, na segunda-feira, 15 de setembro de 2025.
Recém-saído da reconquista do seu título de campeão mundial dos pesos pesados, Usyk vai aproveitar a sua participação para promover a Fundação Usyk, que tem o objetivo de ajudar comunidades na sua terra natal, a Ucrânia.
Rasmus Sojmark, fundador e CEO da organização Sport Global, declarou: «Todos os outros participantes são futebolistas, mas quando o Oleksandr Usyk perguntou se podia jogar, a resposta só podia ser SIM! Sou um grande fã do Usyk e é um prazer integrar mais um ícone e lenda na equipa World Legends.»
Usyk não é um estranho ao futebol. Depois de derrotar Tyson Fury, Anthony Joshua e Daniel Dubois, tornando-se o primeiro bicampeão indiscutível dos pesos pesados desde Muhammad Ali, Usyk ainda encontrou tempo para assumir o cargo de Presidente Honorário do clube ucraniano Polissya.
Ele vai juntar-se a uma equipa World Legends repleta de grandes nomes. Estrelas da Premier League inglesa como Edwin van der Sar, Petr Čech, John Terry e Michael Owen estarão em campo, a par de outros grandes nomes europeus como Carles Puyol, Gaizka Mendieta, Youri Djorkaeff, Gheorghe Hagi, Hristo Stoichkov, Alessandro Del Piero e Henrik Larsson – enquanto da América do Sul chegam Cafu, Javier Zanetti, Roberto Carlos, Kaká e Javier Saviola.
Do outro lado estará uma pedorosa equipa Portugal Legends, capitaneada por Luís Figo. Ao seu lado, vencedores do Euro 2016 como Ricardo Quaresma, Nani, Eliseu, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Pepe, bem como campeões da Liga dos Campeões como Fábio Coentrão, Maniche, Pauleta, Vítor Baía, José Bosingwa e Deco. Outros nomes confirmados incluem Beto, Jorge Andrade, Dani, Tiago Mendes, Simão, Hélder Postiga, Nuno Gomes e Costinha, que assumirá também o papel de treinador da equipa.
Um dos campeões mais titulados do boxe, Usyk conquistou o ouro olímpico em 2012, tornou-se campeão indiscutível de pesos cruzadores em 2018 e hoje reina como campeão de pesos pesados na era dos quatro cinturões. Fora do ringue, o seu carisma, tiradas rápidas e danças virais antes dos combates tornaram-no um preferido mundial dos fãs e um símbolo de união para a Ucrânia.
A Fundação Usyk, criada em 2020, tem como missão ser uma «força para o bem, lutando pela vida, dignidade e futuro da Ucrânia»: «Enraizada em valores cristãos, espírito desportivo e visão estratégica, a Fundação une pessoas, parceiros e empresas para prestar ajuda urgente hoje, enquanto constrói as bases de uma nação forte e bem-sucedida para o amanhã.»
Até agora, a Fundação Usyk já construiu 1.180 m² de abrigos inteligentes modernos em duas grandes universidades, entregou mais de 550 toneladas de ajuda humanitária, forneceu 23 ambulâncias a 10 hospitais da linha da frente, disponibilizou mais de 70 veículos para as Forças Armadas da Ucrânia e organizou reabilitação psicológica para mais de 200 militares.
O próximo grande objetivo é o projeto de 3 milhões de euros para Housing for Ukrainians – uma iniciativa habitacional de grande escala que visa oferecer casas modernas e seguras a famílias das regiões da linha da frente que perderam tudo.
Os bilhetes para o Legends Charity Game ainda estão disponíveis em www.legendscharitygame.com.
Artigos Relacionados: