«Campanha de Vieira foi prejudicada pelo voto útil»
Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, disse que é muito provável que haja uma segunda volta nas eleições do Benfica, mas que ainda é prematuro saber quem o candidato da lista E, que segundo as contagens provisórias, está em terceiro lugar, atrás de Rui Costa e João Noronha Lopes.
«Não me parece que seja possível [chegar à segunda volta], apesar dos dados dizerem que o bloco Luís Felipe Vieira e Rui Costa têm aqui uma maioria confortável. Houve aqui um voto do vieirismo e da continuidade porque o Rui Costa acaba por estar ligado aos mandatos anteriores, mas isto são dados com leituras que neste momento interessam muito pouco, porque o mais importante é a demonstração de benfiquismo do dia de ontem e os parabéns aos dois candidatos que vão à segunda volta, que temos que felicitar, mas acima de tudo destacar o debate entre as seis candidaturas e a contribuição que deram para um Benfica melhor no futuro e para que um Benfica que volte a ganhar quanto antes», comentou à Rádio Observador.
«Não sei se tem influência ou não, a verdade é que ontem já assistimos a uma bela exibição da equipa no Estádio da Luz, e uma vitória por 5-0. Portanto, inspirados ou não pela campanha, o objetivo final de todos nós, candidatos, de todos aqueles que contribuímos para esta discussão era que o Benfica saísse a ganhar e saiu», acrescentou.
O que terá falhado na campanha de Luís Felipe Vieira? «Não encontro aqui nenhuma falha. Luís Felipe Vieira foi fundamental para que existisse uma segunda volta que vai permitir uma maior discussão e uma maior definição de resultados em relação ao próximo presidente do Benfica e o que me parece que aconteceu é que houve um voto útil. Luís Felipe Vieira e Rui Costa disputavam o mesmo eleitorado e aquilo que sentimos é que talvez pela boa campanha de João Noronha Lopes e pelo ênfase que fez de toda a sua campanha, a perceção que havia seria de um resultado maior em Lopes e isso pode ter afetado o voto útil dentro deste bloco que vale 60% entre Rui Costa e Luís Felipe Vieira. Portanto, parece-me que fomos prejudicados por este voto útil, mas ainda assim os nossos 14% são bastante importantes para a segunda volta», comentou.
Sendo assim, quem vai apoiar Luís Felipe Vieira? «É precipitado falar nisso agora. Vamos esperar pelos resultados e iremos ponderar. É um dia de vitória para todos os candidatos porque aquilo que as seis candidaturas conseguiram foi contribuir para um dia de pura democracia dentro do Benfica, de elevação da discussão do nosso clube e de uma votação em massa. Os sócios mostraram que o Benfica está ativo, que se interessam pelo seu clube e isto é algo histórico que só foi conseguido porque efetivamente as seis candidaturas contribuíram para isto. Não há aqui derrotados», referiu ainda Bruno Batista.