João 'Betinho' Gomes e João Fernandes podem voltar a defrontar-se num dérbi da capital Fotografia SL Benfica

Bola ao ar em Lisboa à espera do dérbi

III Torneio Internacional de Lisboa começa hoje, com a presença de equipas islandesa e britânica. Caso Benfica e Sporting vençam encontram-se, domingo, na final. Águias ganharam últimos quatro embates

«Os objetivos para estes jogos de pré-temporada passam por ganhar ritmo competitivo, é isso que é o mais importante. De alguma maneira, também é essencial para os jogadores que chegaram se irem integrando aos poucos. Já mostraram que são basquetebolistas muito trabalhadores, mas tal não foi uma surpresa, sabíamos que o eram. Mas vão integrar-se aos poucos», reforçou Norberto Alves sobre a participação do Benfica no 3.º Torneio Internacional de Lisboa.

Evento que começa hoje no Pavilhão do Casal Vistoso e onde os tetracampeões nacionais abrem a competição (19h30) frente aos islandeses do Álftanes. Ao que se seguirá o confronto que opõe o Sporting aos britânicos do Surrey 89ers (21h45).

Adversários que, apesar de ambos os conjuntos da capital ainda não contarem com todos os elementos e terem alguns recém chegados da Seleção que disputou o 41.º EuroBasket, e no caso do Benfica também o polaco Aleksander Dziewa, perspetivam que a final de domingo —, com transmissão em directo n’A BOLA TV (14h00) —, possa oferecer o primeiro dérbi da temporada.

Os dois clubes, que mantêm os técnicos — Luís Magalhães nos leões — efetuaram a reestruturação dos plantéis, sobretudo os leões, que só seguraram quatro elementos, apenas se encontraram em duas ocasiões ao longo de 2024/25 e para a Liga Betclic. Em ambas as águias levaram a melhor: 81-64 à 10.ª jornada; 85-87 à 21.ª.

Aliás, os encarnados somam quatro triunfos seguidos face aos maiores rivais. A última vitória dos verdes e brancos aconteceu à 8.ª jornada na Liga Betclic 2023/24 (91-88 ap) com a equipa então orientada por Pedro Nuno Monteiro.

«Estes jogos de controlo servem para irmos avaliando o trabalho de pré-temporada que estamos a fazer, identificar o que estamos a melhorar bem ou o que temos de trabalhar mais. Claro que, independentemente do jogo que for, queremos jogar o torneio para o vencer, mas o grande objetivo passa por preparar a equipa para o início da época», salientou ainda Norberto Alves à comunicação do clube. O Sporting, por não se tratar de uma competição oficial, manteve a regra que tem nas modalidades coletivas de não haver declarações de antevisão.

A última edição do Torneio, organizado pela AB Lisboa, foi em 2022, com o Benfica a superar o Sporting na final por 90-89 após prolongamento e tendo ainda contado com as presença dos espanhóis do Real Bétis e Unicaja.

Desta feita foram convidados o Álftanes, formação da capital islandesa de Reykjavik. Na última temporada foram eliminados nas meias-finais do play-off do seu país.

Já o Surrey 89ers é um recém-criado clube da cidade de Guilford e 8.º classificado da Super League, também ela inaugurada em 2024/25.