Benfica traz desvantagem da Roménia na Taça Challenge
O Benfica esteve em vantagem, mas acabou por sair derrotado da Roménia, frente ao Arcada Galati, por 3-1, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Taça Challenge. A equipa orientada por Marcel Matz começou por surpreender os anfitriões, com um desempenho superior no primeiro set, mas não conseguiu manter o nível exibicional, principalmente na terceira e quarta partida, cedendo claramente ao melhor jogo do adversário.
O primeiro set foi bastante equilibrado desde as primeiras trocas de bola, mas os romenos lideram-no sempre, ainda que não por mais de dois pontos até à reviravolta operada pelo Benfica a partir empate a 16. Mas os encarnados nunca se distanciaram mais de um pouco até fazê-lo decisivamente aos 22-24, após o que, ao segundo set-point, fecharam a partida por 23-25, com um remate de Nivaldo Gomez, adiantando a equipa da Luz no resultado parcial do jogo (0-1).
O segundo set manteve a toada de paridade entre os oponentes, mas os romenos revelaram-se mais consistentes na sua liderança, conquistada novamente desde o começo da partida, e não consentiram que o Benfica voltasse a efetivar a reação na fase mais avançada da partida, mantendo sempre a uma distância nunca inferior a dois pontos. Contudo, apesar da segurança de jogo do Arcada Galati, as águias aproximaram-se a um ponto perto do final, na sequência de um parcial de 1-3, para 24-23, e chegaram a ameaçar a vitória do adversário, mas após um bloco eficaz e um serviço pressionante, garantiriam o empate (1-1).
No terceiro set foi a vez do Benfica começar melhor do que os anfitriões e colocar-se em vantagem, mas sempre escassa, e deixando-se ultrapassar a partir dos 7-7, para um atraso que atingiu os cinco pontos aos 15-10. O Benfica melhorou e recuperou até aos 15-14 após excelente bloco de Lucas França, mas voltou a atrasar-se (20-16), então, de forma determinante para o desfecho da partida, e para o Arcada Galati consumar a reviravolta no resultado (2-1), com o mais desnivelado marcador parcial (25-21) no jogo... até então.
O quarto set veio cavar o fosso entre as equipas. Os romenos foram implacáveis desde o início e os encarnados não conseguiram contrariar o ascendente e entrar na discussão pela partida, possibilitando-lhes o empate e disputa da negra. O Galati dominou como ainda não o fizeram e garantir o triunfo com 25-20.
De qualquer modo, o Benfica ficou com bons indicações de que poderá dar a volta à eliminatória em sua casa, em jogo da segunda mão programado para o dia 6 de janeiro de 2026 no Pavilhão n.º 2 da Luz.