Luís Mateus, editor-executivo de A BOLA, na 'Troca de Passes', especial fecho de mercado

Benfica: oportunidade especial para Bruma

Extremo deseja ter minutos frente ao SC Braga, de onde se mudou em janeiro

O Benfica joga em casa do SC Braga a última jornada do campeonato, no sábado, e para Bruma o desafio torna-se duplamente especial. Os encarnados alimentam a esperança de ainda poderem ser campeões — têm de fazer bem o trabalho, mas dependem do jogo do Sporting com o V. Guimarães — e Bruma regressa ao estádio que foi a casa dele nas últimas duas épocas e meia, antes de se transferir para o Benfica em janeiro, contratado por €6,5 milhões. O extremo internacional português assinou até 2028, com uma cláusula de rescisão de €20 milhões.

Bruma, 30 anos, chegou à Luz depois de se ter afirmado como um dos jogadores mais importantes na época do SC Braga. Em 2024/25, marcou 13 golos e fez 8 assistências em 31 jogos com a camisola dos minhotos.

Também entrou no Benfica com impacto, com exibições prometedoras e 1 golo (valeu a vitória frente ao Santa Clara, por 1-0, na 22.ª jornada do campeonato) e 2 assistências (frente ao Boavista e Gil Vicente) nos três primeiros jogos dele pelas águias. Porém, o atacante foi desaparecendo das primeiras escolhas e até como suplente utilizado somou pouco tempo. Bruma tem 11 jogos pelo Benfica, 7 como titular. Nos últimos três jogos dos encarnados, Bruma foi suplente não utilizado frente ao Aves SAD e ao Estoril e entrou apenas 7 minutos no dérbi com o Sporting.

Bruno Lage tem apostado mais em Schjelderup e Akturkoglu para o ataque pelo flanco esquerdo, com Di María e Amdouni a reunirem a preferência como opções para extremo-direito. Frente ao Tirsense, na Taça de Portugal (4-0), Bruma foi titular, mas a jogar pela direita, e o rendimento não foi brilhante.

«O mercado de janeiro foi muito importante e permitiu-nos trazer mais competitividade à equipa. O Bruma teve uma entrada muito forte no plantel, já foi decisivo, trouxe aquilo que nós queremos, que é maior competitividade interna [...] Não se passa nada, o Bruma está a trabalhar bem para, a cada momento que seja chamado, ajudar a equipa a contribuir para os objetivos», disse Bruno Lage, treinador dos encarnados, na antevisão do jogo com o Estoril para a Liga, procurando explicar o desaparecimento do jogador.

Bruma tem sido menos utilizado que Belotti e Samuel Dahl, as três contratações de janeiro, mas é preciso lembrar que não foi inscrito pelo Benfica na Europa e assim falhou alguns jogos da UEFA Champions League. Mas o jogador deseja, certamente, terminar o campeonato com mais minutos, principalmente sendo o último jogo contra o SC Braga. O extremo já reencontrou o antigo clube, em fevereiro, na Luz, para a Taça de Portugal. Foi titular, jogou 66 minutos e venceu por 1-0.

Tambem lhe pode interessar: