Benfica nos oitavos da Challenge após emocionante duelo decidido no 'set de ouro'
O Benfica qualificou-se para os oitavos de final da Taça Challenge ao vencer o jogo da segunda mão dos 16 avos esta terça-feira no Pavilhão da Luz frente aos romenos do Arcada Galati, no desempate por golden set, após triunfo por 3-1 que igualou a eliminatória.
A equipa de Marcel Matz entrou determinada a impor-se no primeiro set, cuja vitória sabia ser importante para marcar uma posição de ascendente no jogo, conseguindo dominar o adversário e manter-se quase sempre com dois a três pontos de vantagem, concluindo-o a partida com 25-22.
O Arcada Galati reagiu no segundo set e inverteu os fatores: entrou pressionante, surpreendeu o Benfica e ganhou rapidamente um avanço (1-4) que soube gerir, apesar de dois momentos em que a equipa da Luz recuperou com parciais favoráveis - de 5-10 para 7-11 e depois, de 9-15 para 13-18. No entanto, os romenos voltaram a impor-se, distanciando-se de forma decisiva aos 16-22, fechando a partida em 19-25 e empatando o encontro a 1-1, o que passava a forçar a decisão da eliminatória, na melhor possibilidade para o Benfica, para golden set.
Os encarnados não se deixaram atemorizar com o revés, reagindo com um desempenho de alto nível na terceira partida, em que entraram de rompante com parcial de 5-1. O Galati ripostou e manteve-se próximo no marcador, igualando a 14, mas não conteve nova vaga benfiquista, a preservar a liderança - até nova igualdade (21). Entrou-se em fase decisiva, rijamente disputada e a elevar a emoção no pavilhão, quando Japa apontou o 24-23, dando à equipa portuguesa o primeiro set points, de dois que necessitou para ganhar esta terceira partida (26-24) e preservar-se na luta pela qualificação (2-1).
O quarto set foi de sentido único - o do Benfica -, mas só a partir dos 15 pontos. Depois, as águias dispararam, imparáveis, para o triunfo, garantido com imprevisto à-vontade, após quatro set points (de 24-17 para 25-20). Os encarnados asseguram a vitória no jogo (3-1), mas ainda não a eliminatória, que se decidiu em golden set.
Nesta partida mais curta, o Benfica voltou a começar melhor, adiantou-se para 3-1 e consentiu dois empates (5-5 e 9-9), mas marcou uma posição quase decisiva quando chegou a dois pontos de vantagem aos 13-11, segurando-os até à vitória por 15-13, que garantiu o apuramento para os oitavos de final.