Benfica luta por Lucca
O Benfica está a encontrar vários obstáculos nas negociações para contratar Lorenzo Lucca — para lá da concorrência, especialmente de Nottingham Forest, e das expectativas financeiras do Nápoles para fechar o negócio, o avançado de 25 anos também hesita na mudança para a Luz. José Mourinho poderá ter de intervir para convencê-lo.
As conversas entre Benfica e Nápoles continuam, mas ainda não houve fumo branco. Os encarnados querem o gigante de 2,01 metros por empréstimo, o Nápoles prefere vendê-lo em definitivo para recuperar parte do investimento a que se comprometeu (€35 milhões), embora admita a cedência até final da época. Mas, neste último caso, com cláusula de compra obrigatória, enquanto as águias querem apenas opção de compra. Aí poderá haver entendimento, até porque Lucca poderá valorizar-se regressar depois a Itália.
O Nápoles, por outro lado, tenta encontrar um substituto. Artem Dovbyk, da Roma, poderia ser uma solução, mas lesionou-se e estará de baixa duas semanas — essa opção, segundo os media italianos, terá caído. Evan Ferguson, também da Roma, pode ser a alternativa. De qualquer forma, a saída de Lucca só poderá avançar depois de o Nápoles fechar a contratação de um reforço para o ataque. Isso não acontecerá esta semana e Antonio Conte ainda contará com Lucca para o jogo, amanhã, com o Inter, em Milão. Será, pois, na próxima semana que tudo se precipitará.
O Benfica também enfrenta concorrência forte. O diário La Repubblica revelou, ontem, que o Nottingham Forest formalizou uma proposta ao Nápoles. E em Itália o avançado continua a despertar a atenção de Juventus, Roma, Milan e Lazio. Haverá ainda alguma resistência de Lucca em deixar o país, relatam alguns meios de comunicação locais.
Há outro fator, relacionado com o Benfica, que está a travar o negócio. Lucca sabe que Vangelis Pavlidis está em grande momento de forma e é — e continuará a ser — o titular. Daí que entenda que pode não ter assim tantas oportunidades de jogar como gostaria. José Mourinho, neste caso, poderá ser decisivo, convencendo Lucca da importância que poderá ter na equipa até ao final da época e explicando-lhe que não há outro avançado com semelhantes características. O treinador já disse publicamente que queria alguém que oferecesse à equipa mais presença de área.
Preferido de Mourinho
Rui Costa, com grande crédito em Itália, também terá uma palavra a dizer. O presidente dos encarnados sabe que Lucca é o escolhido por Mourinho, nas atuais circunstâncias, para reforçar o ataque. E procurará satisfazer o desejo do treinador.
O Benfica tem interesse em resolver depressa o assunto — em teoria a tempo de Lucca ser opção para jogar quarta-feira com o FC Porto, no Dragão, para a Taça de Portugal.