Benfica dá 'manita' ao FC Porto (e com Rui Costa ao rubro na bancada)
Benfica e Sporting iniciaram as meias-finais do ‘play-off’ do Campeonato Placard com vitórias em casa sobre FC Porto e OC Barcelos, por 5-0 e 6-5, respetivamente. O clube de Alvalade só logrou a primeira vantagem no marcador nos últimos dois minutos da partida.
No Pavilhão Fidelidade do Estádio da Luz, o Benfica ganhou de forma inequívoca, com muita eficácia, a aproveitar todas as ocasiões para marcar. O FC Porto entrou mal, cresceu na partida, mas teve dificuldade em superar a defesa e o guarda-redes Pedro Henriques. Ao intervalo, o campeão nacional perdia por 0-3 e nem a menor intensidade do Benfica na procura de golos, na segunda parte, permitiu maior equilíbrio no marcador. Portista Gonçalo Alves (40’) não conseguiu converter um penálti, tal como o benfiquista Carlos Nicolía (43’) falhou um livre direto pela 10.ª falta do visitante. Marcaram Nil Roca (3’ e 45’), Lucas Ordoñez (19 m), Roberto Di Benedetto (25’) e Pablo Álvarez (48’).
O OC Barcelos esteve perto de ganhar no Pavilhão João Rocha, como está obrigado a fazer para superar a eliminatória (jogo transmitido por A Bola TV). Esteve sempre na frente da contagem, mas o Sporting empatou a cada golo sofrido. Alvarinho (9’), Danilo Rampulla (13’), Miguel Vieira (22’ e 39’) e Luís Querido (25’) deram vantagem ao OC Barcelos e o Sporting respondeu por Henrique Magalhães (13’), Ferran Font (19’ e 22’), Alessandro Verona (30’) e João Almeida (45’). A dois minutos do final, Gonzalo Romero fixou o resultado, permitindo a primeira vantagem do Sporting na partida. O guarda-redes e capitão Ângelo Girão, ainda a cumprir castigo federativo, não atuou.
As equipas realizam o segundo de cinco jogos possíveis das meias-finais na próxima quarta-feira, agora com Benfica a visitar o Dragão Arena e o Sporting a viajar até Barcelos.