Barcelona - Foto: IMAGO

Barcelona arrisca penalização na próxima Champions

Formação 'blaugrana' terá violado as regras financeiras da UEFA pelo segundo ano consecutivo

O Barcelona enfrenta potenciais sanções da UEFA por violar as regras do Fair Play Financeiro pelo segundo ano consecutivo, o que poderá resultar em penalizações mais severas do que as aplicadas a clubes como Chelsea e Aston Villa, que são infratores pela primeira vez.

De acordo com informações do The Times, o emblema catalão incorreu novamente em infrações financeiras, após já ter sido multado em €500 mil em outubro de 2024 por declarações incorretas sobre os seus rendimentos. O Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou o recurso do clube, alertando que uma reincidência acarretaria sanções mais severas.

As novas regras da UEFA estipulam que clubes reincidentes podem enfrentar restrições na inscrição de jogadores para competições europeias ou até mesmo deduções de pontos na UEFA Champions League. O Barcelona tentou classificar a venda de direitos de transmissão como receita operacional, prática que a UEFA considera inadmissível.

Enquanto isso, Chelsea e Aston Villa também violaram as regras financeiras da UEFA, mas, por serem infratores pela primeira vez, deverão enfrentar apenas multas financeiras. O Chelsea, por exemplo, tentou justificar receitas através da venda de ativos para empresas do mesmo grupo proprietário, prática não reconhecida pela UEFA.

Espera-se que o Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA anuncie as sanções nas próximas semanas.

Sugestão de vídeo