Bárbara Timo termina Masters no 9.º lugar

Única portuguesa em prova no segundo dia do Masters de Budapeste, que decorre na Laszlo Papp Arena, Bárbara Timo (-63 kg) foi eliminada por hansoku-make aos 1.41m do prolongamento no segundo combate frente à francesa Clarisse Agbegnenou (23.ª do ranking).

Muito bem taticamente desde início contra uma experiente e perigosa adversária que ganhou o ouro nos Jogos de Tóquio e ainda em maio, em Doha, se sagrou campeã mundial pela sexta vez, a judoca do Benfica (12.ª) cometeu o erro – curiosamente numa altura em que até era quem efetuava mais ataques -, de, enquanto estava de joelhos, agarrar as calças da adversária, boqueando um potencial ataque quando aquela estava de pé. Ação que leva à imediata desqualificação do combate.

Por não ter chegado aos quartos de final, que seria na ronda seguinte, Bárbara não passou às repescagens para a medalha de bronze, concluindo a prova na 9.ª posição.  

Na ronda inaugural Timo havia ultrapassado a neerlandesa Joanne Van Lieshout (9.ª) por castigos após 3.13m de golden score.  

Domingo, último dia do Masters, a Seleção terá em ação o duas vezes campeão Mundial e bronze olímpico Jorge Fonseca (-100 kg) e a duas vezes bronze europeia Rochele Nunes (+78 kg).

Seleção Nacional

Masculinos

-60 kg      Rodrigo Lopes não classificado (0 v-1 d)

-100 kg    domingo  Jorge Fonseca (14.º)       G. Udsilauri (Ale)

Femininos

-48 kg      Catarina Costa         7.ª classificada (1 v-2 d)

-52 kg      Maria Siderot não classificada (0 v-1 d)

-52 kg      Joana Diogo    não classificada (0 v-1 d)

-57 kg      Telma Monteiro       7.ª classificada (2 v-2 d)

-63 kg      Bárbara Timo  7.ª classificada (1 v-1 d)

+78 kg    domingo  Rochele Nunes (13.ª)      S. Andrews (Nzl)

Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais