Ángel Alarcón a festejar um golo pelo Utrecht
Ángel Alarcón a festejar um golo pelo Utrecht

Avançado impressiona na Eredivisie: emprestados terão espaço no 'novo' FC Porto?

A BOLA analisa as épocas dos jogadores cedidos pelos dragões

Com o final da temporada a aproximar-se, o futuro de vários jogadores emprestados pelo FC Porto permanece em aberto. Enquanto alguns dos emprestados aproveitaram a cedência para ganhar experiência e mostrar valor, outros enfrentam cenários mais complicados, com o regresso ao Dragão a não ser uma certeza.

Galeria de imagens 9 Fotos

Outrora uma promessa do Barcelona e considerado o «protegido de Xavi», que o estreou na equipa principal dos blaugrana, Ángel Alarcón não vingou ao serviço do FC Porto. Contudo, a mudança para o Utrecht, dos Países Baixos, nos últimos dias do mercado de inverno fez com que ganhasse nova vida. O extremo espanhol assumiu-se imediatamente no onze e leva três golos e três assistências em 12 jogos. Renovou até 2028 antes de ser cedido. O Utrecht tem uma opção de compra de 50% dos direitos económicos do atleta por 2 milhões de euros. Posteriormente, o FC Porto poderá recomprar 40% desses 50% por 3 milhões de euros.

Continuando no ataque, Danny Namaso tem sido opção regular no Auxerre, da Ligue 1. Utilizado em 27 dos 32 jogos da equipa gaulesa. Acrescenta três golos e três assistências ao seu registo. Foi emprestado ao Auxerre, que irá acionar a opção de compra de €5,5M caso se mantenha na Ligue 1. O Auxerre ocupa lugar de play-off, com 25 pontos, a cinco do Nice, primeira equipa em zona de salvação.

Depois do regresso (sem sucesso) ao Brasil, Gabriel Verón voltou a Portugal e foi cedido ao Nacional. O extremo brasileiro encontrou nova vida no regresso a solo luso e leva um golo em 11 jogos no Nacional desde janeiro, depois do término do empréstimo ao Juventude, no final de 2025.

Brilhou no Famalicão, mas não no FC Porto. Iván Jaime foi cedido pelos dragões ao Montreal CF. Um golo e uma assistências em oito jogos é o registo do criativo espanhol em 2026. O ex-Famalicão já manifestou o desejo de continuar no Canadá. O Montreal CF tem opção de compra de €5,5M por 80% do passe.

Recuando no terreno, o azar voltou a bater à porta de Vasco Sousa. O jovem centrocampista fraturou o perónio diante do Benfica, a 15 de dezembro, e enfrentou um longo calvário com 21 operações ao longo de 39 dias hospitalizado. Fez um golo em nove jogos pelos minhotos.

Também no centro do terreno, Stephen Eustáquio impôs-se no Los Angeles FC. O internacional canadiano foi titular em seis das oito partidas disputadas pelo LAFC, somando um golo e uma assistência. No início de abril, o médio regressou ao Olival para consultar o departamento médico do FC Porto e recuperar de uma lesão que o afastava da competição desde a segunda semana de março. O internacional canadiano sofreu um problema muscular na perna após um choque acidental com um árbitro. Entretanto já voltou a competir no LAFC. Cedido pelo FC Porto até ao final do mês de junho, com opção de compra fixada em 7,25 milhões de dólares, Eustáquio teve um arranque excecional no Los Angeles FC.

O argentino Tomás Pérez foi cedido em fevereiro ao Atlético Mineiro e leva nove jogos. Já Kotaro Nagata soma cinco jogos pela Oliveirense. O médio japonês regressou a Oliveira de Azeméis, seis meses depois de ter rumado aos dragões.

Recuando até à baliza, Samuel Portugal voltou a jogar com regularidade, depois de ter sido contratado ao Portimonense e não ter somado qualquer minuto na equipa A do FC Porto. O guardião brasileiro é o quarto jogador com mais minutos somados no Al Okhdood. Leva 57 golos sofridos e duas clean sheets em 25 jogos.

A iniciar sessão com Google...