Autênticas obras de arte! 10 livres diretos que marcaram o futebol (vídeos)
No futebol, há momentos que transcendem a tática, o esforço coletivo e até o tempo de jogo. Um desses momentos é o livre direto.
Quando a bola repousa imóvel a poucos metros da grande área e o árbitro apita, todo o estádio prende a respiração. O silêncio transforma-se em expectativa e o jogador que vai cobrar o livre, com técnica, precisão e coragem, tem nas mãos (ou melhor, nos pés) a oportunidade de mudar o rumo de um jogo com um único toque no esférico.
Ao longo das décadas, o futebol foi brindado com autênticas obras-primas executadas por mestres da bola parada como Roberto Carlos, David Beckham, Cristiano Ronaldo, Juninho Pernambucano, entre outros. Cada um com o seu estilo, cada um com o seu momento de glória.
Para celebrar este momento do jogo, A BOLA traz-lhe os 10 dos melhores (e mais icónicos) livres diretos de sempre, lances que ficaram gravados na memória coletiva dos adeptos e que mostram que, às vezes, basta uma bola parada para escrever uma página épica no livro do desporto-rei.
Roberto Carlos vs França - 1997
Cristiano Ronaldo vs Portsmouth - 2008
Lionel Messi vs Liverpool - 2019
David Beckham vs Grécia - 2001
Ronaldinho vs Inglaterra - 2002
Cristiano Ronaldo vs Arsenal - 2009
Juninho vs Bayern - 2003
Hakan Çalhanoglu vs Dortmund - 2014
Declan Rice vs Real Madrid - 2025
Declan Rice repetiu a dose 😱#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UefaChampionsLeague #Arsenal #RealMadrid #ESCChampions pic.twitter.com/5ISZijDbYp
— sport tv (@sporttvportugal) April 8, 2025