Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa entregue na Assembleia da República Foto: ANTONIO PEDRO SANTOS/LUSA

Atletas refugiadas distinguidas em Lisboa

Entregue Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

Duas atletas refugiadas foram distinguidas e aplaudidas de pé na Assembleia da República, na atribuição do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, na Sala do Senado, perante o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ambas conquistaram medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e foram distinguidas no âmbito do prémio atribuído  à  «Iniciativa que permite aos refugiados competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos’, promovendo a inclusão e os direitos humanos dessas populações vulneráveis.

Galeria de imagens 5 Fotos

Presentes estiveram a afegã Zakia Khudadadi, praticante de taekwondo, e Cindy Ngamba, pugilista dos Camarões.

O prémio, dado a duas entidades, foi atribuído também a Miguel Ángel Moratinos, Subsecretário-Geral das Nações Unidas, que ocupa o cargo de Alto Representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa distingue anualmente duas personalidades ou organizações pelo seu compromisso com os Direitos Humanos, a Democracia e o Estado de Direito e pela sua contribuição para o diálogo Norte-Sul e estímulo à solidariedade, à interdependência e às parcerias.