Atleta condenado por violação de menor quebra o silêncio: «O alvoroço foi grande, mas entendo…»
Steven Van de Velde, jogador de voleibol de praia, foi um dos atletas mais falados e criticados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O neerlandês, agora com 29 anos, foi condenado, aos 17 anos, depois de ter violado uma criança de 12, tendo passado 13 meses na prisão, antes de ver a pena ser formalmente reduzida.
Em entrevista ao NOS Sport, Steven Van de Velde quebrou o silêncio e revelou que pensou em não participar nos Jogos Olímpicos.
«Definitivamente tive um momento em que me vim abaixo, tanto antes como durante o torneio. Mas pensei: ‘Não quero isso’, não vou dar aos outros o poder de decidir se me podem intimidar ou livrar-se de mim», começou por referir.
«Fiz algo errado há 10 anos. Tenho de aceitar, mas magoar as pessoas que estão à minha volta, quer seja o Matthew – com quem fez dupla -, a minha mulher ou o meu filho... isso é demais para mim. Houve um momento em que pensei: ‘Vale a pena?’. O alvoroço foi grande, mas entendo as opiniões dos outros. Entendo que seja um problema. Devemos permitir que alguém com um passado assim possa subir ao pódio? É uma pergunta legítima?», completou.