Chritian Horner (IMAGO)
Chritian Horner (IMAGO) - Foto: IMAGO

Aston Martin põe fim aos rumores sobre Christian Horner e anuncia novo diretor

Adrian Newey ocupa o cargo antes da introdução dos novos regulamentos da Fórmula 1

A Aston Martin anunciou esta quarta-feira a nomeação de Adrian Newey para o cargo de diretor da equipa, uma decisão que encerra as especulações sobre a possível chegada de Christian Horner. Livre desde a sua controversa saída da Red Bull Racing no início do verão de 2025, o nome de Horner era frequentemente associado à equipa britânica.

Adrian Newey (Aston Martin)

A mudança surge após uma temporada desportivamente modesta para a Aston Martin, que ocupa atualmente o oitavo lugar no campeonato de construtores com 72 pontos. Andy Cowell, que liderou a equipa nos últimos 14 meses, transita para a função de diretor de estratégia. A equipa informou que os dois «concordaram em dividir as suas responsabilidades para se concentrarem nas suas forças e competências individuais».

Esta reestruturação significativa ocorre a poucas semanas do início de um novo campeonato de Fórmula 1, que será marcado pela introdução de novos regulamentos técnicos. Com esta promoção interna — Newey juntou-se à equipa em setembro de 2024, tornando-se também acionista —, a Aston Martin afasta em definitivo os rumores que apontavam para a contratação de Christian Horner, o seu antigo colega na Red Bull.

Adrian Newey, ainda ao serviço da Red Bull, no pódio com Fernando Alonso, Max Verstappen e Lewis Hamilton

Desde a sua saída da Red Bull Racing, a sombra de Horner tem pairado sobre o mundo da Fórmula 1, com o seu nome a ser constantemente associado a um regresso em grande, sendo a Aston Martin vista como o destino mais provável. No entanto, será Adrian Newey, um dos seus antigos parceiros, a assumir o comando da equipa de Silverstone.

Chris Horner, antigo chefe da Red Bull - Foto: IMAGO
Chris Horner, antigo chefe da Red Bull - Foto: IMAGO