Petro continua a saltar obstáculos e mantém-se na liderança do Girabola e soma pontos para Angola na Liga dos Campeões
Petro continua a saltar obstáculos e mantém-se na liderança do Girabola e soma pontos para Angola na Liga dos Campeões

Angola garante que continua a ter quatro vagas nas afrotaças de 2026/27

O "Top 12" da CAF continua a falar português. Graças à consistente performance dos clubes angolanos, a Liga Unitel Girabola mantém Duas equipas na Liga dos Campeões e duas na Taça CAF...

Angola voltou a carimbar posição de elite no futebol africano. Segundo a mais recente atualização do ranking de coeficientes da Confederação Africana de Futebol (CAF), o país assegurou a manutenção de quatro vagas para a época desportiva 2026/2027, permitindo que a Liga Unitel Girabola continue a exportar o seu talento.

​A manutenção deste privilégio não é fruto do acaso, mas sim de um desempenho acumulado nos últimos cinco anos.Angola afirmou-se entre as 12 melhores nações do continente. ​O Petro de Luanda continua a ser a locomotiva deste ranking, com presenças regulares nas fases decisivas da Champions League. No entanto, o contributo de clubes como o Sagrada Esperança, 1° de Agosto e Bravos do Maquis tem sido fundamental para somar os pontos para a manutenção entre as 13 melhores ligas.

Angola ocupa a posição 7 no ranking dos campeonatos africanos, por isso assegurou tal feito .O campeão e o vice-campeão continuam a ter lugar nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, enquanto o terceiro classificado segue para a mesma fase da Taça CAF. O quarto emblema. também para a Taça Confederação, é designado por via da Taça de Angola, caso o vencedor não seja um dos três primeiros classificados da Liga Unitel Girabola.