Amorim recorda polémica com o irmão no Sporting: «Tive de responder por isso»
Tem sido uma semana agitada em termos de polémicas para Ruben Amorim e uma delas é a situação de Kobbie Mainoo - o seu irmão usou uma camisola provocativa no último jogo em Old Trafford -, que certamente não vai desaparecer tão cedo. Depois de abordar esse tema na última conferência de imprensa, o português voltou a explicar a situação e até usou um exemplo de quando ainda era treinador do Sporting, em 2022, quando o seu irmão também causou polémica nas redes sociais.
«Ele é um rapaz tímido, mas não é responsabilidade dele. Ele é responsável pelos seus atos e o seu ato foi jogar bem no último jogo, estou apenas focado nisso. Tive uma situação no Sporting em que o meu irmão escreveu algo na internet e eu tive de responder por isso. A minha explicação é que ele tem a sua vida, tem a sua opinião e isso não tem nada a ver comigo. Por isso, farei o mesmo com o Kobbie», explicou o luso.
Em causa está uma resposta do irmão de Ruben Amorim, Mauro Amorim, que chamou de «lagarto» a um adepto dos leões numa publicação nas redes sociais, em que defendia o seu irmão, treinador leonino. «Meu Jorge Jesus? Não sabes o que dizes... Duas épocas? Deves ter estado preso sem televisão, só pode. Oitavos da Champions o ano passado, Taça da Liga e Supertaça, 2.º lugar a lutar até ao fim. Diz-me um treinador com estes títulos no clube. Se calhar algum há 30 anos e mesmo assim tenho dúvidas... já vi que não percebes um c... de futebol. E digo mais, com 100% de certezas, quando ele sair vais entrar na maior crise jamais vista. Vocês lagartos que falam assim sabem lá o que se passa. Vai dormir, vai, que isso passa», escreveu Mauro Amorim.
«Cristiano Ronaldo estava no banco, Rooney...»
Ruben Amorim até utilizou o exemplo de Cristiano Ronaldo, que muitas vezes começava os jogos no banco do Manchester United, no início da sua aventura em Inglaterra. «O Kobbie precisa de lutar pelo seu lugar. Acho que não é mau estar no banco do Manchester United quando se tem 20 anos. Lembro-me que o Cristiano Ronaldo estava no banco, o Wayne Rooney estava no banco às vezes. [Juan Sebastian] Veron não estava a jogar. Lembro-me de toda a história do Manchester United. Então, vamos continuar a tentar evitar o absurdo e o barulho. Só quero ajudar a equipa a vencer. Ajudar o Kobbie a ser um jogador melhor», explicou, afirmando que pode ser titular este domingo, diante do Aston Villa.
«Não estou a tentar dizer ao Kobbie: 'Tu és um jogador importante aqui, vamos colocá-lo no banco para mostrar algo'. Não, não. O que estou a dizer é o contrário. Só não estou a colocar o Kobbie às vezes porque entendo que ele não é o jogador certo para começar o jogo. Talvez no próximo jogo, no domingo, ele vá começar. Se ele jogar bem, vai mostrar a todos: ‘Este treinador não pode tirar-me da equipa’, e eu ficarei muito feliz, por isso não me importo. Não quero mostrar nada a ninguém. Só estou a dizer que estou a tentar ganhar jogos e mostrar aos jogadores que, se fizerem as coisas certas, vão jogar, independentemente do nome», garantiu.