Thauvin e Alexs Sánchez não demoveram Lorenzo Lucca (IMAGO)
Thauvin e Alexs Sánchez não demoveram Lorenzo Lucca (IMAGO)

Alvo do Benfica tem passado de indisciplina e com Francisco Conceição ao barulho

Com um episódio no Ajax e outro na Udinese, Lorenzo Lucca não é estranho a polémicas

Lorenzo Lucca é do interesse do Benfica neste mercado de inverno e apesar dos 25 anos de idade e sem ter muita experiência ao mais alto nível – só se estreou numa 1.ª divisão em 2022, no Ajax – já colecionou duas polémicas que acabam por marcar a sua carreira.

A primeira surgiu precisamente no Ajax, onde chegou por empréstimo do Pisa no verão de 2022, assim como Francisco Conceição e os dois acabaram por formar uma forte amizade fora de campo.

Tal foi demais evidente após um empate (3-3) com o Emmen a 12 de novembro. Com o Ajax à procura da vitória, Lucca entrou em campo aos 86’, enquanto Francisco Conceição não saiu do banco de suplentes. No autocarro de volta a casa, e depois de um resultado desapontante, os fãs do Ajax não gostaram que Lucca brincasse com a pouca utilização que vinha a ter.

A polémica publicação de Lucca com Francisco Conceição

O italiano publicou uma fotografia nas stories do Instagram ao lado de Conceição, mostrando os números de minutos de jogo que cada um tivera – quatro para Lucca e zero para o português. A fotografia foi apagada pouco depois, mas não a tempo de ficar guardada para sempre.

Já em 2025, em entrevista aos espanhóis do Relevo, Lucca recordou a amizade que formou com Francisco Conceição:

O colega de equipa com quem passei mais tempo foi o Francisco Conceição, éramos inseparáveis. Vivíamos perto um do outro em Amesterdão, estávamos sempre juntos, antes e depois dos treinos. Entre nós só falávamos espanhol.

Lucca acabou a época com apenas 236 minutos de jogo, com dois golos marcados, pela equipa principal, atuando muito mais na equipa B do Ajax. O clube, sem surpresas, não exerceu a opção de compra um pouco inferior a 10 milhões de euros que tinha sobre o avançado, que seguiu para a Udinese.

Penálti causou polémica com colegas e treinador

A 25 fevereiro de 2025, ao serviço da equipa de Udine, Lucca foi contra tudo e contra todos para poder marcar um penálti. No jogo em casa do Lecce, o árbitro atribuiu uma grande penalidade à Udinese e Lucca agarrou imediatamente na bola, apesar do experiente Florian Thauvin ser o marcador designado da equipa.

Jaka Bijol berrando com Lorenzo Lucca (IMAGO)

O avançado francês, Alexis Sánchez e sobretudo Jaka Bijol, que berrou na cara de Lucca, pediram para o gigante avançado dar a bola a Thauvin e seguir as ordens da equipa. Mas nada o demoveu. Thauvin não queria jogar mais e foi em direção ao banco a pedir para ser substituído.

Thauvin e Alexs Sánchez não demoveram Lorenzo Lucca (IMAGO)
Thauvin e Alexs Sánchez não demoveram Lorenzo Lucca (IMAGO)

Lucca ainda viu o cartão amarelo, já que a discussão demorou mais de dois minutos para ser sanada. O jogador acabou por converter o penálti e celebrou sozinho aquele que seria o único golo do jogo. Os seus colegas tinham-se afastado da área. Thauvin acabou por continuar em campo, tendo o técnico Kosta Runjaic decidido substituir o próprio Lucca.

Lorenzo Lucca celebra golo sozinho (IMAGO)

Runjaic criticou depois na DAZN a atitude do jogador, que no último verão se mudou então para o Nápoles, antes de ser do interesse do Benfica:

Temos hierarquias claras e o Thauvin é o primeiro marcador de penáltis. Na minha opinião, eles discutiram demasiado tempo, Lucca tomou a decisão por conta própria, então decidi tomar uma decisão substituí-lo. Ele marcou um penálti fantástico, vencemos graças ao seu golo, por isso estamos todos felizes e isso é o mais importante.