Alpine poderá falhar os primeiros testes em Barcelona
A Alpine poderá falhar os primeiros dias de testes de pré-temporada de Fórmula 1 em Barcelona, antes do início da época de 2026, revelou uma fonte anónima da equipa. A Audi já realizou o shakedown do seu primeiro monolugar, mas espera-se que várias escuderias não estejam totalmente prontas a 26 de janeiro.
A primeira sessão de testes terá a duração de cinco dias, sendo que cada equipa deverá escolher três desses dias para trabalhar em pista. Em fevereiro, estão previstos dois testes no Bahrein. As equipas beneficiaram de nove dias de testes antes da nova temporada, devido às significativas alterações nas regras técnicas que entram agora em vigor.
A partir desta temporada, a Alpine utilizará um sistema de propulsão da Mercedes, após a decisão dos responsáveis da equipa e da Renault de encerrarem o seu próprio programa de unidades-motriz. A Alpine também tinha planeado um shakedown antecipado, à semelhança da Audi, tendo inclusivamente publicado online um vídeo do arranque do primeiro motor Mercedes com o qual a equipa irá competir.
O shakedown do novo Alpine A526 estaria agendado para a semana de 12 a 18 de janeiro, ou seja, muito em breve, mas foi decidido adiar a saída para Barcelona.
A razão é bastante simples: a Alpine ainda não recebeu toda a informação necessária para trabalhar com o novo sistema de propulsão da Mercedes. A equipa esclareceu que se trata de dados relacionados com a operação e recolha de informações sobre o funcionamento do sistema de propulsão, e que a Mercedes foi «totalmente correta» ao fornecer antecipadamente os dados do motor e outros componentes essenciais para a sua integração no novo carro da equipa.
Espera-se que o problema seja resolvido nos próximos dias e que a Alpine possa planear o seu shakedown, mas ainda não é possível afirmar se a equipa estará pronta com o A526 para os testes em Barcelona.