Alianza Lima explica porque apagou as luzes durante os festejos do rival
O Alianza Lima perdeu por 2-0 em casa frente Universitario e, desta maneira, o rival quis fazer normalmente a festa do título no seu estádio. No entanto, assim que o árbitro apitou para final, a luz foi apagada.
Esta atitude, que correu mundo, foi entretanto justificada, em comunicado, pelo próprio Alianza, defendendo que a decisão foi tomada com o intuito de «incentivar a evacuação das bancadas, para preservar a integridade e segurança do público e das delegações desportivas».
📄𝗖𝗢𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟. pic.twitter.com/Ph67FC5ipO
— Club Alianza Lima (@ClubALoficial) November 9, 2023
Nesta comunicação oficial, publicada nas redes sociais do clube, o finalista vencido do campeonato peruano assume que «a opinião pública possa interpretar esta decisão de outras formas», mas que a única intenção foi «evitar situações lamentáveis num contexto de deterioração das condições de segurança nas bancadas, que se foi agravando nos minutos finais do encontro».
O Alianza garantiu ainda que «o clube, com ajuda da polícia e dos meios de segurança privada, conseguiu retirar todos os fãs em segurança», garantindo que «os acessos estavam iluminados, pois apenas os refletores do relvado foram apagados».
Esta atitude tem sido alvo de várias críticas, ligando-a ao «mau perder» do Alianza frente ao seu rival, Universitario. Em Portugal, o FC Porto já reagiu, relembrando quando, em 2012, as luzes foram apagadas no Estádio da Luz após a vitória frente ao Benfica, que confirmou o título de campeão nacional dos dragões.