Os festejos, no balneário, do Universitario (@Universitario/X)

FC Porto solidário: Rival apaga luzes para não ver festa do novo campeão peruano (vídeo)

O Universitario conquistou o título em casa do Alianza Lima que, após o apito final, apagou as luzes do estádio

O insólito momento aconteceu esta quinta-feira, no jogo decisivo da final do play-off para decidir o campeão da Liga do Peru. A partida opôs o Alianza Lima que recebeu, no seu estádio, o rival Club Universitario. A 1.ª mão do play-off terminou empatada, mas o Universitario viria mesmo a sagrar-se campeão ao vencer em casa do rival por 0-2. 

Logo após soar o apito final da partida, todas as luzes do estádio Alejandro Villanueva, casa do Alianza Lima, foram apagadas para condicionar os festejos do rival. 

A entrega da taça foi mesmo cancelada, devido ao corte de energia, numa decisão tomada pela Liga do Peru, pelo Ministério Público e pelas autoridades peruanas, por questões de segurança.

Em comunicado, a Liga peruana descreve o momento como um «infeliz acontecimento» e relata que o 'apagão' afetou, não só a Liga, mas também os patrocinadores e a própria transmissão da cerimónia de premiação. 

A entrega da taça está agendada para este domingo, no estádio do campeão, Universitario.

O FC Porto aproveitou a ocasião para recordar a festa do título português de 2010/11, sob o comando de André Villas-Boas, que festejou na Luz, com as luzes apagadas e o sistema de rega ativado. «Conhecemos a sensação», foi a mensagem deixada nas redes sociais.