Alcaraz justifica presença em torneios apesar das queixas: «Aqui simplesmente divertimo-nos»

Mesmo com o calendário apertado e alguns problemas físicos, o número 1 mundial estreia-se no Six Kings Slam, na Arábia Saudita, e explica por que participa neste tipo de torneios

Apesar de alguns problemas físicos menores, Carlos Alcaraz está pronto para regressar à competição no Six Kings Slam, torneio de exibição que decorre em Riade, na Arábia Saudita. O número um mundial explicou por que motivo os tenistas continuam a participar em eventos deste tipo, mesmo após criticarem o calendário sobrecarregado do circuito.

Carlos Alcaraz juntou mais um título ao currículo
Carlos Alcaraz juntou mais um título ao currículo

Depois de conquistar o torneio de Tóquio, ao vencer Taylor Fritz por 6-4 e 6-4, o espanhol optou por não competir em Xangai para recuperar totalmente. Agora, mais de duas semanas após a final no Japão, Alcaraz regressa aos courts no torneio saudita, que vai já na sua segunda edição.

«Não me sinto, digamos, a cem por cento. Ainda tenho algumas dúvidas quando me movo no court, mas acredito que melhorei muito e que vou competir bem aqui, no Six Kings Slam», afirmou o jogador de 22 anos, em declarações ao Punto de Break.

Novak Djokovic ao lado de Carlos Alcaraz durante a final de Wimbledon (Imago)

Questionado sobre as críticas de Novak Djokovic e de outros jogadores em relação ao excesso de torneios no circuito, Alcaraz apresentou uma perspetiva diferente. «Acho que é um tema sobre o qual muita gente fala. Dizem que o calendário é muito apertado, com tantos torneios, e depois perguntam: se é tão pesado, por que jogamos exibições?»

O espanhol respondeu de forma direta: «Tudo o que posso dizer é que é uma situação completamente diferente. Nos torneios oficiais temos de estar totalmente concentrados e exigidos fisicamente durante duas semanas. Aqui, simplesmente divertimo-nos um ou dois dias e jogamos ténis. É ótimo, e por vezes é por isso que escolhemos estes eventos. Entendo as críticas, mas as pessoas nem sempre compreendem o nosso ponto de vista.»

Carlos Alcaraz garantiu 1,3 milhões de euros apenas pela participação no Six Kings Slam e poderá somar mais 3,9 milhões caso conquiste o título, o maior prémio monetário da história do ténis. O líder do ranking ATP estreia-se diretamente nas meias-finais, onde defrontará o vencedor do duelo entre Taylor Fritz e Alexander Zverev.