Itália afastou a Polónia no Mundial de voleibol e sonha com o quinto título mundial. Volleyballworld

Aí está a final mais esperada no Mundial das Filipinas!

A Itália garantiu a presença na final do Campeonato do Mundo de voleibol após derrotar a Polónia; anunciado duelo com a Bulgária, que travou a caminhada de Portugal nos oitavos de final

Itália vai tentar este domingo, a partir das 11h30, revalidar o título mundial de voleibol, após ter derrotado a vice-campeã Polónia, numa repetição da final de 2022 com o mesmo desfecho: os italianos a venceram os polacos por claros 25-21, 25-22 e 25-23.

«Fizemos uma partida louca – muito boa, muito forte! Acreditávamos que venceríamos, mas não desta forma, com certeza. Estamos muito felizes, mas ainda não acabou. Agora vamos tentar descansar um pouco e amanhã tem outro grande jogo», disse Yuri Romano, o melhor pontuador do encontro (15 pontos). «Nos últimos três jogos, tivemos uma ótima mentalidade e este é o resultado. Mantemos essa mentalidade mesmo quando estamos atrás na pontuação, com uma mentalidade forte», elogiou o italiano.

Com este triunfo, os campeões do Mundo preparam-se agora para tentar segurar o troféu frente à Bulgária, que afastou a Seleção Nacional nos oitavos e bateu a Chéquia nas meias finais.

Os italianos, que também conquistaram o título em 1990, 1994 e 1998, vão procurar fazê-lo pela quinta vez, agora frente aos búlgaros que sonham conquistar pela segunda vez o título mundial, 55 anos depois depois de terem perdido a final para a República Democrática Alemã (RDA), em 1970.

Para esta caminhada, até agora triunfal, muito contribuiu Aleksandar Nikolov, que, com 31 pontos, cimentou ainda mais o seu primeiro lugar no ranking dos melhores concretizadores (150).

«Não tenho palavras. Somos medalhados neste Campeonato do Mundo e não posso acreditar. Vamos tentar pintar esta medalha de dourado, mas já temos uma medalha, estamos tão felizes», exclamou Nikolov.