Assembleia Geral do FC Porto volta a realizar-se no Dragão Arena - Foto: FC PORTO
Assembleia Geral do FC Porto volta a realizar-se no Dragão Arena - Foto: FC PORTO

AG do FC Porto sem reforço policial e com voto secreto

Recurso apresentado por Fernando Madureira não irá a votos, dado que o antigo líder dos Super Dragões não poderá estar presente na reunião magna deste sábado

Este sábado é dia de Assembleia Geral do FC Porto. A reunião magna do clube azul e branco terá lugar no Dragão Arena, a partir das 9h00, e contempla seis pontos na ordem de trabalhos: a votação do relatório e contas do exercício 2024/25; a deliberação dos recursos apresentados por Vítor Oliveira 'Aleixo', Vítor Silva 'Catão', Sandra Madureira e Fernando Madureira, todos visados pela Operação Pretoriano e expulsos de sócios pelo Conselho Fiscal e Disciplinar; e a discussão de outros assuntos de interesse para o universo portista.

No que toca à votação dos recursos, a exceção será Fernando Madureira. O antigo líder da claque Super Dragões foi condenado a uma pena efetiva de três anos e nove meses, pelo que não poderá marcar presença na AG deste sábado. Como tal, o recurso de Macaco ficará excluído da votação.

Os restantes sócios sancionados com a expulsão poderão apresentar a sua defesa na reunião magna e, apurou A BOLA, contar com aconselhamento jurídico durante a mesma, se assim entenderem. Caso a votação determine o 'chumbo' dos recursos, Vítor 'Aleixo', Vítor 'Catão' e Sandra Madureira poderão sempre recorrer às instâncias judiciais, ou seja, levar o caso a tribunal.

Falando na votação propriamente dita, os sócios poderão exercer o seu direito de forma secreta, de modo a evitar ânimos (ainda mais) exaltados numa AG que se prevê quentinha. Contudo, a Mesa da Assembleia Geral do FC Porto acredita no civismo dos associados azuis e brancos, pelo que, segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, não pediu reforço policial para a reunião.

É também importante lembrar que a credenciação dos sócios para o exercício do direito de voto encerrará às 19h00 horas, salvaguardando-se, ainda assim, o direito de o fazerem aqueles que, a essa hora, se mostrem integrados na fila formada para o efeito, ainda que o FC Porto-Sintrense, que vai decorrer no Estádio do Dragão, tenha pontapé de saída marcado para as 20h15. A votação dos recursos só será iniciada depois das intervenções dos visados.

Ordem de trabalhos da Assembleia Geral do FC Porto
Ponto 1: Apreciação, discussão e votação do Relatório Anual Integrado, que inclui as Contas Individuais e as Contas Consolidadas, e respetivos Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar e Parecer do Conselho Superior, respeitantes ao período compreendido entre 1 de julho de 2024 e 30 de junho de 2025; Ponto 2: Deliberar sobre o recurso apresentado da decisão do Conselho Fiscal e Disciplinar que aplicou a pena de expulsão ao associado Vítor Manuel Oliveira; Ponto 3: Deliberar sobre o recurso apresentado da decisão do Conselho Fiscal e Disciplinar que aplicou a pena de expulsão ao associado Vítor Manuel de Oliveira Monteiro da Silva; Ponto 4: Deliberar sobre o recurso apresentado da decisão do Conselho Fiscal e Disciplinar que aplicou a pena de expulsão à associada Sandra Manuela Bessa do Vale Madureira; Ponto 5: Deliberar sobre o recurso apresentado da decisão do Conselho Fiscal e Disciplinar que aplicou a pena de expulsão ao associado Fernando Augusto da Silva Monteiro Madureira; Ponto 6: Período de meia hora para apresentação, sem votação, de assuntos de interesse para o Clube.