África do Sul faz história ao bater Nova Zelândia na final do Mundial
África do Sul fez história no Stade de France ao vencer o quarto Mundial na sua história, tornando-se na primeira nação a resgistar este feito na modalidade. Os 'springboks' venceram a Nova Zelândia com o resultado de 12-11, numa final de elevada tensão.
South Africa are Rugby World Cup champions!#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/6KUlOLzTgD
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
A primeira parte viu uma equipa sul-africana decidida a fazer história no râguebi e rapidamente se viu em vantagem pontual e numérica. Shannon Frizell viu cartão amarelo e deixou os neozelandeses com menos um jogador e Handre Pollard inaugurou o marcador com conversão de penalidade, o primeiro de quatro penáltis convertidos pelo jogador sul-africano (2', 12', 18' e 33').
Aos 28 minutos seria a vez de Sam Cane, o capitão da seleção neozelandesa, de ver cartão vermelho, após perigosa falta cometida sobre Jesse Kriel. A equipa sul-africana manteve a superioridade nos primeiros 40 minutos, conseguindo manter constante presença no meio-campo adversário.
Na segunda parte verificou-se uma inversão de papéis. Apesar de jogar com menos um jogador, os 'All Blacks' vieram com vontade redobrada e conseguiram instalar-se na metade sul-africana. Aaron Smith fez ensaio aos 57 minutos, mas o VAR anulou a ação por ter assinalado falta no alinhamento que deu origem aos pontos da Nova Zelândia. Dois minutos depois, seria Beauden Barret a fazer o primeiro e único ensaio da partida. Com o marcador no 11-12, Richie Mo'unga falhou conversão do ensaio e oportunidade clara para dar a liderança na final aos 'All Blacks'.
Já com Aaron Smith no banco, os neozelandeses continuaram a ofensiva e tiveram nova chance de se encontrarem em vantagem na final. Uma falta cometida por Cheslin Kolbe - que lhe valeu cartão amarelo -, deu penálti para Jordie Barrett, mas, aos 73 minutos, o defesa não converteu uma oportunidade que valia, literalmente, ouro.
A África do Sul mantém o seu registo 100% vitorioso em finais de Mundiais e volta a bater a Nova Zelândia no derradeiro jogo da competição, depois de ter vencido os 'All Blacks' em 1995. A seleção sul-africana revalida assim o título que conquistou em 2019.
79' - Formação ordenada para a Nova Zelândia.
77' - 3 minutos para o fim do encontro.
73' - Jordie Barrett falha a conversão do penálti e a Nova Zelândia volta a falhar oportunidade de saltar para o frente do marcador.
72' - Cartão amarelo para Cheslin Kolbe, depois de dar uma cotovelada no jogador neozelandês. 14 contra 14 nos últimos 8 minutos da final do Munidal de França.
70' - 10 minutos para o final do encontro e apenas um ponto separa as duas seleções.
66'- Termina o Mundial e a última internacionalização de Aaron Smith pelos 'All Black'. Para o seu lugar entra FInlay Christie.
A remarkable career #RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/ZVLcLBmoDO
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
65' - Sai Frans Malherbe por Trevor Nyakane do lado sul-africano. Na Nova Zelândia saem Ethan de Groot, Codie Taylor e Tyrel Lomax e para os seus lugares entram Samisoni Taukei'aho, Tamaiti Williams e Nepo Naulala.
59' - Richie Mo'unga falha o pontapé de conversão e não consegue pôr a Nova Zelândia na frente do marcador pela primeira vez na final.
57' - Agora sim está feito o primeiro ensaio da partida. Mark Tele'a apnaha a bola na área dos sul africanos e após boas fintas, passa a bola para Beauden Barrett para fazer os 5 pontos. 11-12 África do Sul.
54' - VAR reverte ensaio da Nova Zelândia por considerar que houve falta no alinhamento onde surgiu a jogada. Mantém-se o 12-6 para a África do Sul
Entretanto, regressa Siya Kolisi à partida.
53' - Está feito o primeiro ensaio da partida. Richie Mo'unga liberta-se da pressão dos 'springboks', faz corrida impressionante e encontra Aaron Smith, que completa o ensaio. 11-12 para a África do Sul.
51' - VAR decide manter cartão amarelo a Siya Kolisa. Decisão leva parte do estádio a apupar o árbitro.
50' - Falta da África do Sul, mas Jordie Barret não opta pelo chuto aos postes.
45' - Cartão amarelo para Siya Kolisi. Capitão sul-africano deu com o ombro no maxilar de Ardie Savea. Sanção vai ser revista para possível cartão vermelho.
Siya Kolisi yellow card. Sent to be reviewed.
— Jared Wright (@jaredwright17) October 28, 2023
Looks to be a yellow this one according to JP Doyle.#NZLvRSA #RWCFinal pic.twitter.com/BCMcmzXQct
44' - África do SUl novamente muito perto do ensaio. Kurt-Lee Arendse apanha bola rasteira de De Klerk, mas deixa cair a bola no momento em que está a ultrapassar a linha de ensaio.
41'- Beauden Barrett perde a bola, dando a oportunidade à África do SUl para fazer ensaio, no entanto, a seleção neozelandesa corrigiu o erro e impediu males maiores.
Recomeça a partida no Stade de France. África do Sul dá o pontapé de saída.
A dramatic first half in Paris#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/kDNDr213SB
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
36' - Rieko Ioane fica muito perto do ensaio, mas Kurt-Lee Arendse faz placagem para impedir a ação. Penálti para a Nova Zelândia.
Richie Mo'unga com remate certeiro entre os postes faz o 12-6.
33' - Handre Pollard converte nova grande penalidade. 12-3 para os 'Springboks'.
33' - VAR termina revisão da falta de Sam Cane e vê cartão vermelho. Wayne Barnes considerou infração do capitão neozelandês muito perigosa e Nova Zelândia vai jogar com 14 jogadores nos próximos 57 minutos.
Sam Cane's yellow card has been upgraded to a red card.
— Jared Wright (@jaredwright17) October 28, 2023
He is the first player to be sent off in a #RWCFinal #NZLvRSA pic.twitter.com/KlntwcTdmT
32' - África do Sul muito perto de fazer o 12-3, após remate bem direcionado para o meio dos postes, mas remate saiu curto.
28' - VAR investiga falta de Sam Cane e dá cartão amarelo ao capitão neozelandês. 'All Blacks' vêm-se novamente em desvantagem numérica.
26' - Nova Zelândia perde dois alinhamentos e África do Sul recupera posse da bola.
18' - Novo pénalti convertido por Handre Pollard, a 40 metros de distância, para restabelecer vantagem de 6 pontos para os 'Springboks'. 9-3 África do Sul.
16' - Richie Mo'unga faz os primeiros 3 pontos para os 'All Blacks' e reduz a desvantagem neozelandesa. 6-3 para a África do Sul.
15' - Nova Zelândia não consegue converter ensaio, devido a falta da África do Sul.
12' - Pollard acerta chuto dentro dos postes e aumenta a vantagem sul-africana. 6-0 para os 'Springboks'.
11' - VAR decide que Shannon Frizell não leva cartão vermelho e deverá regressar ao jogo.
7' - Seleção australiana instala-se no meio-campo neozelandês.
2' - Bongi Mbonambi sai do jogo e é substituído por Dean Fourie.
2' - Está aberto o marcador no Stade de France. Handre Pollard marca pontapé de penalidade. 3-0 para a África do Sul.
2'- Cartão amarelo para Shannon Frizell. Nova Zelândia fica reduzida a 14 elementos por 10 minutos. Decisão fica em revisão e o neozelandes pode mesmo ver o cartão vermelho.
Shannon Frizell 🟨 that's being reviewed for a possible 🟥#NZLvRSA #RWCFinal #RWC2023 #SinBinSquad #rugbyworldcup2023 #AllBlacks #Springboks #StrongerTogether pic.twitter.com/vXg6qfEzq4
— Sin Bin Squad 🏉 (@sin_bin_squad) October 28, 2023
2'- Bongi Mbonambi está a receber assistência médica. VAR está a decidir se há falta sobre o jogador.
1' - Começa a partida no Stade de France. Nova Zelândia dá o pontapé de saída.
Já se tocam os hinos, inclusivamente a típica dança neozelandesa, o haka.
A chilling Kapa o Pango from the @AllBlacks 🥵#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/2F4vhoqxin
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
15 minutos para o início do jogo e as equipas já estão em campo
Will we see a repeat of Cheslin Kolbe's heroics in 2019?#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/Bc4IJlFrRo
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
Chasing cloud nine 🔥#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/o99rhFiYNw
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
Depois dos sul-africanos, chegam os 'All Blacks'
Here come New Zealand...#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/7nYIwAshB5
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
A seleção da África do Sul foi a primeira a chegar ao estádio
South Africa have arrived...#RWC2023 | #RWCFinal pic.twitter.com/hZorrbqJSc
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 28, 2023
Boa tarde. Joga-se dentro de momentos a final da 11.ª edição do Campeonato do Mundo de Râguebi. Independentemente do vencedor, vai ser feita história no Stade de France, em Paris. Tanto a África do Sul, atual detentora do troféu, como a Nova Zelândia têm três Taças Webb Ellis, sendo que uma destas nações vai hoje conquistar um quarto Mundial, a primeira vez que uma seleção atinge este feito.
Your 2023 finalists.#RWCFinal pic.twitter.com/hfOeMhqb7z
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) October 21, 2023
Ambas as equipas tiveram percursos semelhantes para chegarem ao jogo decisivo da competição. Tanto os ‘All Blacks’ como os ‘Springboks’ venceram cinco encontros e perderam outro. A seleção neozelandesa estreou-se na competição com derrota frente à França (13-27), ao passo que os australianos caíram aos pés da Irlanda (8-13), no 3.º jogo da fase de grupos.
A seleção sul-africana vai participar pela quarta vez na final da competição, apresentando uma percentagem de vitoriosa de 100%. Do outro lado, os neozelandeses qualificaram-se pela quinta vez para o derradeiro encontro, tendo apenas perdido numa ocasião, precisamente contra a África do Sul, em 1995.
Se o encontro já não tinha contornos históricos devido ao que está em jogo, certamente que se virmos o confronto entre ambas as equipas, percebemos o longo historial entre ambas. Vai ser o encontro número 106 no espaço de 102 anos entre as seleções. Os ‘All Blacks’ contam com 69 vítórias, ao passo que a ‘Springboks’ triunfaram 39 vezes. Apenas foram registados quatro empates.
Refira-se ainda que, só este ano, as nações já se defrontaram em duas ocasiões, com um vencedor diferente em cada partida. Os neozelandeses vencerem em Auckland, por 35-20, ao passo que os atuais campeões do mundo foram superiores em Londres (37-7). O jogo vai ter início às 20h.
15 inicial África do Sul: Steven Kitshoff, Mbongeni Mbonambi, Frans Malherbe, Eben Etzebeth, Franco Mostert, Siya Kolisi ©, Pieter-Steph Du Toit, Duane Vermeulen, Faf de Klerk, Handre Pollard, Cheslin Kolbe, Damian de Allende, Jesse Kriel, Kurt-Lee Arendse e Damian Willemnse.
15 inicial Nova Zelândia: Ethan de Groot, Codie Taylor, Tyrel Lomax, Brodie Retallick, Scott Barrett, Shannon Frizell, Sam Cane ©, Ardie Savea, Aaron Smith, Richie Mo’unga, Mark Tele’a, Jordie Barrett, Rieko Ioane, Will Jordan e Beauden Barrett.
Árbitro: Wayne Barnes (GBR)
Árbitros assistentes: Karl Dickson (GBR) e Mathew Carley (GBR)
The most experienced #Springboks team ever will line up for the #RWC2023 Final against New Zealand in Paris on Saturday - more here: https://t.co/oySTFCRVOo 🇿🇦#StrongerTogether pic.twitter.com/JEeGNVyjI1
— Springboks (@Springboks) October 26, 2023
Last Dance 2023.#AllBlacks pic.twitter.com/NxwZCvhVIh
— All Blacks (@AllBlacks) October 26, 2023