Abel Ferreira no Mundial de Clubes ao serviço do Palmeiras, nos EUA
Abel Ferreira - Foto: IMAGO

Abel Ferreira alcança mais um feito notável no Brasil

Treinador português tornou-se no técnico com mais longevidade no Brasileirão após a saída de Vojvoda do Fortaleza

Abel Ferreira tornou-se oficialmente o treinador com mais longevidade no futebol brasileiro. No comando do Palmeiras desde novembro de 2020, o técnico português soma já quatro anos e oito meses à frente da formação paulista, liderando agora o ranking após a saída de Juan Pablo Vojvoda do Fortaleza. O argentino deixou nas últimas horas o clube cearense após cinco épocas, numa fase negativa em que a equipa se encontra na zona de despromoção do Brasileirão.

Entre os treinadores da Série A, o nome que surge logo a seguir a Abel é o de Rogério Ceni, que comanda o Bahia desde setembro de 2023. A diferença entre ambos é significativa: 34 meses separam o início dos dois projetos.

Abel já fez história no Palmeiras, ao ultrapassar Oswaldo Brandão, lendário técnico que dirigiu o verdão entre 1971 e 1975, como o treinador que mais tempo consecutivo orientou o clube.

Desde a estreia, com uma vitória frente ao Bragantino para a Copa do Brasil, o percurso do treinador português tem sido de sucesso e conquistas. É, de resto, o treinador mais vitorioso do clube neste século, com dez troféus no currículo: duas Taças Libertadores (2020 e 2021), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça Sul-Americana (2022), três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023) e uma Supertaça do Brasil (2023).

Aos 46 anos e após quase cinco anos no Brasil, Abel Ferreira continua a escrever história no futebol brasileiro.

Sugestão de vídeo