No primeiro jogo a titular pelo Rio Ave, Jalen Blesa marcou - Foto: Estela Silva/LUSA
No primeiro jogo a titular pelo Rio Ave, Jalen Blesa marcou - Foto: Estela Silva/LUSA

Reforço por... reforço? Treinador do Rio Ave obrigado a mexer no ataque

Tamble Monteiro cumpre um jogo de suspensão no Dragão e Jalen Blesa pode subir ligeiramente no terreno, abrindo vaga na posição 10

O Rio Ave tem no domingo a difícil tarefa de tentar inverter o ciclo negativo — soma cinco derrotas consecutivas — em casa do líder do campeonato, o FC Porto, e Sotiris Silaidopoulos está a contas com uma baixa de peso na frente atacante. Tamble Monteiro, ponta de lança contratado ao Portimonense no último dia do mercado de inverno, viu cartão amarelo na receção ao Moreirense e completou uma série de cinco admoestações, uma vez que o cadastro da Liga 2 (quatro amarelos) transitou com o reforço para o principal escalão.

Assim, o setor ofensivo dos vilacondenses vai sofrer alterações na deslocação ao Dragão, perfilando-se outro reforço como principal candidato a assumir a vaga do internacional pela Guiné-Bissau: Jalen Blesa. Habituado a funcionar como referência de ataque no Cesena, o jogador espanhol vestiu uma pele diferente na última segunda-feira, ao atuar no apoio direto a Tamble, quase como um 10 no renovado 4x2x3x1 do Rio Ave.

Blesa deixou boas indicações nesse papel — marcou, inclusive, o golo de honra frente aos cónegos e o primeiro nos últimos cinco jogos —, mas a necessidade pode levá-lo a dar uns passos à frente no terreno de jogo, até atendendo ao facto de que as outras opções para o papel de ponta de lança têm pouco crédito: Marc Gual não entra nas contas de Silaidopoulos desde o final de dezembro e o jovem Zoabi atuou pela última vez a 31 de janeiro, na receção ao Arouca.

Ora, confirmando-se a deslocação de Blesa para a posição mais adiantada, abre-se outro lugar no onze: o de médio-ofensivo. O jovem grego Papakanellos jogou cerca de meia-hora frente aos cónegos, mas não é de descartar que Ryan Guilherme, também chegado a Vila do Conde no final de janeiro, possa ser titular pela primeira vez. A SAD rioavista deposita grandes esperanças na progressão do médio brasileiro...