A solução do Sporting para o lugar de Hjulmand
Morten Hjulmand viu no dérbi com o Benfica o 9.º cartão amarelo no campeonato e com isso é obrigado a cumprir jogo de suspensão com o Vitória de Guimarães — sábado às 18 horas em Alvalade, na última e decisiva jornada da Liga. Tem de avançar Morita para onze do Sporting, mesmo que o japonês não se encontre na condição física ideal, é que não há mais médios disponíveis para o miolo, onde já está Zeno Debast adaptado. Depois, só miúdos da equipa B mas esta também tem jogo decisivo no sábado e tem de contar com as principais armas. Assim, a dupla no jogo com os vimaranenses avança pela segunda vez na temporada.
No leque de médios do plantel principal só um está disponível para o jogo com o Vitória de Guimarães: Morita. O camisola 8 está ainda a readquirir ritmo depois de lesão e isso tem-se notado em campo mas Rui Borges não tem alternativa e terá de lançá-lo no onze. Porque Daniel Bragança recupera de intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, na sequência de rotura total do ligamento cruzado anterior; porque João Simões também só volta na próxima época, pois foi operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito.
Com tanta lesão, Zeno Debast passou de central a médio e tem dado bem conta do recado ao lado do capitão Hjulmand. Desta vez vai ser ao lado de Morita, como no 2-1 ao Gil Vicente. Nesse encontro, o dinamarquês começou no banco, por precaução, pois estava à bica com os amarelos (que viu na Luz), entrou aos 64’ porque a vida do leão estava difícil, a perder por 0-1, e acabou a ajudar na vitória por 2-1, selada com o golo de Eduardo Quaresma aos 90+3’ — Maxi Araújo tinha empatado ao minuto 81. Ou seja, a dupla Debast/Hjulmand jogará de início pela segunda vez.
As alternativas são jovens da equipa B. Desde logo Eduardo Felicíssimo, chamado à equipa principal com regularidade nos últimos tempos. Mas também no sábado o conjunto secundário dos verdes e brancos tem encontro decisivo, neste caso para a subida à Liga 2. Os leões estão no 2.º lugar, que garante a promoção de forma direta, e todos são precisos para o jogo com o Amarante em Alcochete (15 horas) — o Belenenses está na 3.ª posição como 21 pontos, menos dois do que os verdes e brancos, e recebe o já campeão Lusitânia Lourosa. Por isso, o treinador João Gião precisa de todas as armas…