A nova realidade de Usain Bolt: «Quando subo as escadas fico sem fôlego»
Em Tóquio para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, o lendário Usain Bolt (39 anos) concedeu uma entrevista à imprensa britânica, na qual abordou a situação atual das provas de velocidade no atletismo, como ocupa os seus tempos livres e também a sua família.
Usain Bolt é um dos atletas mais importantes da história, com 8 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e 14 medalhas (11 de ouro, 2 de prata, uma de bronze) em Campeonatos Mundiais de Atletismo.
Usain Bolt acredita que a sua geração era mais talentosa do que a atual: «É uma questão de personalidade.»
O antigo velocista lendário encontra-se em Tóquio, onde decorrem os Campeonatos Mundiais de Atletismo, e esteve nas bancadas do Estádio Olímpico da capital japonesa para a prova dos 100 metros.
Bolt vibrou intensamente ao ver o seu compatriota Oblique Seville conquistar a medalha de ouro. No entanto, o jamaicano acredita que a sua geração era mais talentosa do que a atual.
«Querem a resposta verdadeira? Somos mais talentosos. É tudo o que digo. Obviamente, isso é visível quando se trata de homens. Podem ver que as mulheres são diferentes. Elas correm cada vez mais rápido. Portanto, tem de ser uma questão de talento», afirmou Bolt, citado pelo The Guardian.
«É fantástico. Foi para isso que trabalhei. Quando competia, trabalhava para definir os padrões. Agora que me retirei, é uma sensação maravilhosa saber que sou o padrão se quiseres ser o melhor ou ser uma lenda. Quero definir padrões elevados. E fi-lo. Estou feliz», acrescentou o atleta, que se retirou em 2017.
Além disso, Bolt afirma que existe uma diferença na forma como os atletas se expressam e acredita que estes deveriam mostrar mais personalidade, mas sem forçar ou falsificar as suas emoções.
«É uma questão de personalidade. Acho que muitas pessoas tentam divertir-se, mas sai diferente. É sobre desfrutar. Se tentares demasiado, não será o mesmo. Quando estava em Londres, conhecia a rainha, por isso acenei-lhe. Tentei interagir com os fãs e eles gravitaram em torno de mim», explicou o homem de 39 anos.
Filmes e Lego, as novas paixões de Usain Bolt: «Apenas relaxo».
Usain Bolt e Kasi Bennett, a sua companheira, têm três filhos: Olympia Lightning (5 anos) e os gémeos Thunder e Saint Leo (4 anos). O octocampeão olímpico revelou como ocupa o seu tempo atualmente.
«Normalmente, acordo a tempo de ver os miúdos a ir para a escola e depois depende do que tenho para fazer. Se não tiver nada para fazer, apenas relaxo. Às vezes, treino no ginásio se estiver bem-disposto. Ou simplesmente vejo séries e relaxo até os miúdos chegarem a casa.
Passo tempo com eles até começarem a irritar-me e depois saio. Depois disso, fico em casa a ver filmes ou a brincar com Lego», respondeu o jamaicano.
Bolt disse que já não corre, mas vai ao ginásio. «Tenho de começar a correr», admitiu o antigo atleta. «Porque quando subo as escadas fico sem fôlego. Acho que, depois de começar a trabalhar nisso novamente, terei de fazer algumas voltas para regular a minha respiração.»
Daqui a dois anos, em 2027, os Campeonatos Mundiais de Atletismo realizar-se-ão em Pequim, a cidade onde Usain Bolt conquistou as suas primeiras medalhas olímpicas.
«Foi o momento que realmente mudou a minha vida, por isso Pequim terá sempre um lugar especial no meu coração. Estou entusiasmado por ter a oportunidade de levar os meus filhos e poder dizer-lhes que foi lá que tudo aconteceu. Mostrei vídeos e coisas do género aos meus filhos. Terão 6, 7 anos e vão entender de alguma forma o momento, por isso posso explicar-lhes o que o pai deles fez ao longo dos anos», concluiu Bolt.