A incrível história do único adepto que vai assistir ao Ajax-Groningen no estádio
«O futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes.» A frase atribuída a Arrigo Sacchi, mítico treinador italiano nos anos 80 e 90, ganha novo sentido de quando em vez, impulsionada pelos acontecimentos mais improváveis.
A receção do Ajax ao Groningen foi interrompida, e posteriormente cancelada, no domingo, devido a um espetáculo de pirotecnia dos adeptos da turma da casa, que alcançou dimensões que impossibilitaram a prática do desporto-rei. O gesto da claque F Side visava homenagear Thijmen, jovem apoiante do clube que faleceu num acidente de viação, a 19 de novembro aos 29 de idade.
O caos provocado pela quantidade inimaginável de fogo de artifício da celebração da memória de Thijmen condicionou o último desejo da vida de um adepto em condições delicadas. Peter, a batalhar uma doença grave, marcou presença, numa maca e acompanhado de uma equipa médica, na Johan Cruijff Arena para assistir a uma partida ao vivo do clube do coração, pela última vez.
A felicidade por marcar presença ao lado do filho no estádio do clube que acompanhou durante décadas foi abruptamente substituída pela desilusão provocada pelo adiamento da partida. André, elemento da equipa médica que transportou Peter até ao estádio, detalhou o amor do paciente ao desporto-rei, em declarações à RTL News: «O Peter jogou futebol a vida toda, foi árbitro também. O futebol era a vida toda dele, por isso o hospital deixou-o ir a uma última partida.»
André admitiu que Peter estava «desapontado» e «incrivelmente frustrado» por não poder cumprir o último desejo antes de falecer. O adiamento da partida para terça-feira, à porta fechada, parecia ser obstáculo incontornável para o adepto do Ajax, mas esta história teve um final feliz.
As redes sociais rapidamente mobilizaram-se para pedir que Peter marcasse presença no duelo, mesmo à porta fechada, e houve até quem garantisse que cobria «todos os custos» para transportar o adepto desde o hospital até à casa do seu Ajax. O histórico neerlandês respondeu afirmativamente ao pedido de milhares de internautas para cumprir o desejo de um seguidor de décadas.
«A esposa dele contou-nos que ele está muito feliz», revelou um porta-voz do Ajax à imprensa neerlandesa. Peter terá um último jogo diferente do que poderia ter imaginado, mas certamente muito especial.
O Ajax-Groningen joga-se a partir das 13h30 (horas de Lisboa) de terça-feira, à porta fechada e poderá ser só mais um jogo para a maioria dos adeptos, mas, para Peter, será o culminar de uma vida de devoção a um clube.
Artigos Relacionados: