«Inaceitável»: Ajax pede desculpa pela pirotecnia e promete ir atrás dos responsáveis
O Ajax criticou de forma veemente o comportamento dos adeptos no jogo desta noite frente ao Groningen, suspenso por causa de dois momentos em que deflagraram, numa das bancadas, vários engenhos pirotécnicos.
O clube de Amesterdão classificou os acontecimentos como «absolutamente vergonhosos» e apresentou um pedido de desculpas a todos os que foram afetados pelos incidentes.
Em comunicado, o Ajax sublinhou que a segurança dos espectadores e dos jogadores foi comprometida. «Isso é inaceitável. Repudiamos veementemente este comportamento inadequado. Fogos de artifício não têm lugar no estádio», lê-se, na nota.
«Os espectadores que se encontravam na parte do estádio em questão foram revistados. Também foram utilizados cães para detetar fogos de artifício, tanto no estádio antes da abertura como durante a entrada dos espectadores. Além disso, foram tomadas outras medidas preventivas. Apesar disso, não conseguimos evitar esta situação», reconheceu ainda o emblema neerlandês.
A receção do Ajax ao Groningen foi interrompida logo aos cinco minutos, depois de uma primeira homenagem a um adepto que faleceu no passado dia 19 de novembro com recurso a um espetáculo impressionante de pirotecnia. Após quase 45 minutos de interrupção, os jogadores voltaram ao relvado para retomar a partida, mas a situação voltou a repetir-se e o desafio foi suspenso de vez.
«Caso a identificação dos autores seja bem-sucedida, tomaremos as medidas adequadas», promete ainda o Ajax, equipa que a meio da semana perdeu diante do Benfica, para a UEFA Champions League.