A garantia de Vasco Seabra no Arouca: «Alvalade não pesa negativamente para este jogo»
Há nove épocas sem vencer o Rio Ave em jogos da Liga, o Arouca quer reabilitar-se da copiosa derrota em Alvalade (6-0) na jornada passada e pôr fim ao prolongado jejum diante da equipa de Vila do Conde. A meta para o 15.º encontro entre os dois emblemas no principal escalão foi reforçada por Vasco Seabra, e com razões acrescidas, pois o atual treinador dos lobos conta por empates as seis vezes em defrontou o adversário deste sábado, no Municipal de Arouca.
«O que aconteceu em Alvalade não pesa negativamente para este jogo. Primeiro porque temos um caminho, sabemos para onde queremos ir; depois, porque sabemos as circunstâncias em que o resultado aconteceu. Voltamos ao trabalho com espírito de grupo, treinamos muito bem, estamos preparados para o jogo com o Rio Ave. É esse o nosso foco neste momento», garantiu o técnico no lançamento da partida.
«É um Rio Ave com uma ideia de jogo diferente daquela com que concluiu a ultima época e que está à procura da primeira vitória no campeonato. Tem um jogo com movimentos muito característicos e muito difíceis de controlar, é uma equipa difícil de bater, é muito agressiva a pressionar, tem uma forte entrega ao jogo e também sabemos que, historicamente, tem sido um adversário difícil para o Arouca», analisou Vasco Seabra, pedindo resiliência e foco à equipa:
Teremos de ser resilientes e de estar bem focados, pois, como acontece em todos os jogos, haverá momentos difíceis
«Queremos essencialmente motivar os nossos adeptos e motivar-nos a nós mesmos. No primeiro jogo [vitória sobre o Aves SAD, por 3-1] tivemos muitos adeptos a apoiar a equipa e queremos reforçar a nossa força caseira, enfrentando o adversário com uma motivação muito grande. Teremos de ser resilientes e de estar bem focados, pois, como acontece em todos os jogos, haverá momentos difíceis, sabendo que também haverá outros em que estaremos por cima no jogo. Penso que vai ser um bom jogo, muito competitivo.»
Sem o castigado Dylan Nandín nas opções para esta 3.ª jornada da Liga, Vasco Seabra deu confiança às soluções que tem à disposição.
«Barbero pode introduzir coisas positivas, tal como o fez no jogo anterior, com o Sporting. Barbero é um jogador associativo, tem capacidade para ligar e é forte no jogo aéreo, tem capacidade para segurar a bola, para batalhar com os centrais e para dar soluções à equipa. Temos ainda o Marozau, que também tem muitas características do ataque à profundidade, ou o Trezza, que é um jogador que também já fez a posição de ponta-de-lança e que até tem características mais parecidas com o Dylan do que com o Barbero. Por isso, sentimos que temos várias soluções capazes para, em função daquilo que o jogo nos estiver a dar, a equipa possa estar serena. Não temos o Dylan, confiamos em quem vamos ter», assegurou, explicando ainda a ausência de alguns habituais titulares na época passada:
«Confiamos muito no Nico [Mantl] e no David [Simão], que é o capitão da equipa. Os jogadores sabem que eu não tomo decisões em função daquilo que as outras pessoas dizem ou pensam. Tomo decisões em função daquilo que me parecem ser as melhores soluções para a equipa a cada semana que passa. O melhor depende do momento de forma dos jogadores, depende do momento da equipa ou daquilo que se pede à equipa e a cada um deles. Por isso o plantel tem 23 jogadores com muita qualidade, são boas dores de cabeça para o treinador.»