A equipa provável do Sporting para o Gil Vicente
Foi Rúben Amorim quem revelou: Viktor Gyokeres está em dúvida, não para a convocatória, porque está na lista de jogadores escolhidos pelo treinador do Sporting para o jogo com o Gil Vicente — esta segunda-feira às 20.15 horas, no Estádio José Alvalade —, mas para onze que vai iniciar a partida da 12.ª jornada do campeonato. Tudo porque está com queixas no joelho esquerdo, depois de uma pancada que sofreu no jogo com a Atalanta (1-1), na quinta-feira, em Bérgamo, na 5.º jornada do Grupo D da Liga Europa.
«O Viktor [Gyokeres] esteve em dúvida, mas vai ser convocado. Veremos se é titular porque saiu com uma queixa no joelho», disse o treinador do Sporting na conferência de imprensa de lançamento do encontro com os minhotos.
De facto Gyokeres, goleador de 25 anos que esta temporada leva já 13 golos em 16 jogos pelos leões, levou várias vezes a mão ao joelho durante a segunda parte do jogo em Itália, tendo mesmo trocado impressões com a equipa médica leonina numa das paragens do jogo. Antes, na primeira parte, fora atingido pelo defesa Djimsiti no mesmo joelho que já o obrigou a ficar no banco no jogo com o Rio Ave (2-0 no dia 25 de setembro, na jornada 6 do campeonato), devido a um problema contraído quatro dias antes no lance em que marcou o primeiro golo dos verdes e brancos no 2-1 com o Sturm Graz, na Áustria, também para a Liga Europa. O goleador está então convocado mas a sua entrada de início só esta segunda-feira será decidida pelo treinador.
Com ou sem Gyokeres, Marcus Edwards, que entrou ao intervalo para revolucionar o jogo com a Atalanta e marcar o golo do empate prepara-se para começar o jogo no lado direito do ataque, com Pedro Gonçalves na esquerda — apesar dos muitos falhanços de Bérgamo. Paulinho espreita a vaga que Gyoekeres pode deixar em aberto.
Marcus Edwards empata a partida em Itália! 🦁#sporttvportugal #EuropanaSPORTTV #LigaEuropa #Atalanta #SportingCP pic.twitter.com/FEy2OD06aF
— sport tv (@sporttvportugal) November 30, 2023
Na defesa, Coates deve voltar ao centro, com Gonçalo Inácio a manter o lugar mais à esquerda no trio defensivo. Diomande, que em Itália jogou ao meio, deve voltar à direita, para St. Juste gerir o esforço. Esgaio e Nuno Santos assumem as alas, com Hjulmand e Morita no miolo.
«Bragança faz tratamento e Fresneda recupera de lesão», disse ainda Rúben Amorim para anunciar os indisponíveis.